Fechar menu

Campeão Nacional Ranking de Danças de Salão

Jovem de Rio Covo Santa Eugénia

Campeão Nacional é de Santa Eugénia.

Miguel Fernandes tem apenas 11 anos e é, neste momento, o campeão nacional Ranking de Danças de Salão no escalão de juniores, categoria de iniciado. Mas não se pense que ele dança há anos, muito pelo contrário. "Comecei em 2008, numa brincadeira com os meus pais, na minha freguesia, e gostei logo. Depois fui para a Academia Bracaradance", contou ao Barcelos Popular Miguel Fernandes.

Da brincadeira à competição foi um passo e, com o jeito que tem para a dança, venceu todos as provas, concursos e competições em que participou. "Começou a dançar em Outubro 2009 com o par dele que é a Carolina Miranda. Foram a Espanha preparar-se para as provas e ficaram logo em primeiro lugar e, neste momento, têm 44 vitórias consecutivas. É um recorde", referiu Rui Fernandes, muito orgulhoso do filho. Em Portugal Miguel Fernandes ganhou tudo: Taça de Portugal, Campeonato Nacional, Ranking e Campeonato Nacional das 10 Danças, além do Portugal Open, Espinho Open e Bombarral Open. "Todos os júris eram internacionais e deram-lhe sempre o primeiro lugar, o que significa que ele leva muito jeito para a dança", brincou o pai e Miguel logo acrescentou "ganhei todas as competições em que participei, quer em danças clássicas, quer em latinas".

Parece fácil mas não é. "Nas latinas há cinco danças: samba, cha-cha-cha, rumba, passo doble e jive; nas clássicas danço a valsa inglesa, tango, valsa vienese, slow fox e quick step. Todas as provas têm sistemas de pontuação diferentes mas no final quem tiver mais pontos vence".

Entre salsas, rumbas, tangos e valsas, qual será a preferida? "Para dançar em competição gosto das latinas e para me divertir gosto das danças latino-americanas".

No entanto, o futuro deste jovem barcelense não passa pela dança. "Quero ser arqueólogo, historiador ou cientista aeronáutico". Bom aluno, presente no quadro de excelência da escola, não deixa que os quatro treinos por semana interfiram nos estudos. "Consigo conciliar bem as duas coisas".

Cultura

Barcelos Popular
Texto
11 de Nov de 2010 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt