Fechar menu

Instituição aberta à comunidade

68º Aniversário da Casa do Povo de Alvito

A Casa do Povo de Alvito S. Pedro comemora 68 anos.

A Casa do Povo de Alvito está a festejar o seu 68º aniversário e, para tal, está a levar a cabo um conjunto de iniciativas de cariz cultural. Com o objectivo de chamar a comunidade para a instituição, a direcção convidou todos os pais e familiares dos utentes da IPSS e também os sócios da casa do povo para participarem nas diversas actividades, inseridas na XI Semana Cultural.

Embora o propósito seja "divulgar a instituição, mostrando o que se faz lá dentro", como referiu a directora técnica, Vânia Coelho, a meta é, por vezes, complicada de atingir, visto que "os pais não costumam aderir muito".

Como uma cara renovada e mais direccionada para o exterior, a IPSS tem vindo a crescer nas suas actividades e procurado envolver as várias valências (infantis e seniores) nas iniciativas que são levadas a cabo. A semana cultural, que está a decorrer, é direccionada, por exemplo, para os "mais pequenos", com as educadoras a organizarem peças de teatro e musicais que vão sendo apresentados por esta ocasião. O musical "A Floresta Encantada", levado a cabo pelos alunos de educação musical da instituição (foto), que aconteceu ontem, quarta-feira de manhã é um bom exemplo disso. No entanto, a instituição procura sempre levar a efeito actividades em que os mais idosos possam também eles estar em contacto com os mais pequenos. Neste sentido, foi inaugurada a 21 de Março, a mini horta pedagógica, onde cada sala é responsável por um canteiro e onde os idosos do centro de dia também participam. "Às vezes eles gostam de estar mais no seu cantinho e assim é uma maneira de saírem e se mexerem", disse a directora técnica.

A XI Semana Cultural engloba também actuações de grupos de fora, numa lógica de "proporcionar uma diversidade cultural maior aos nossos utentes", acrescentou. De entre as actividades a decorrer até domingo, salienta-se as seguintes: hoje, o grupo coral e a Banda do Galo do Círculo Católico dos Operários de Barcelos actuam na casa do povo, às 20h30. Amanhã, sexta-feira, o grupo de teatro de Carapeços, TPCzinho, leva à IPSS a peça "Todo O Mundo E Ninguém", de Gil Vicente, às 21h. No domingo, actua o grupo musical "Os Pioneiros", às 15h, seguindo-se "Os Amigos Das Concertinas".

No que toca a valências, a Casa do Povo de Alvito tem cerca de 45 utentes nas unidades seniores: lar, centro de dia e SAD (Serviço de Apoio ao Domicílio), e cerca de centena e meia nas unidades de crianças: creche, 45; pré-escolar, 36; e actividades de tempos livres, 62. A instituição dá, ainda, emprego a 45 colaboradoras. Todas as vagas estão preenchidas, mas há capacidade para mais oito crianças no pré-escolar. A Casa do Povo de Alvito tinha também feito, em 2009, uma candidatura para um novo lar, ao abrigo do POPH, mas com os entraves feitos pelo Governo, o projecto não deverá sair do papel.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
12 de Abr de 2012 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt