Fechar menu

O sucesso esperado

VIATODOS Feira da Isabelinha atraiu milhares de visitantes

Viatodos recebeu milhares de visitantes na sua festa.

Viatodos recebeu com orgulho milhares de visitantes na tradicional Feira da Isabelinha. Tal como se esperava, a Isabelinha foi mais uma vez um enorme sucesso, com um programa recheado e muito participado, entre os dias 7 e 9 de Abril.

A Feira da Isabelinha é a segunda maior festa que se realiza no concelho de Barcelos, só superada pela Festa das Cruzes, com a particularidade de, mais que uma festa, ser uma feira e não ter carácter religioso. E foram muitos os feirantes que marcaram presença junto à escola EB 2,3 de Viatodos. Diversões várias e barracas de comes e bebes dividiam o espaço com venda de roupas e bugigangas.

Devido à intervenção no antigo espaço onde decorria a feira – agora integrado no novo complexo escolar de Viatodos -, este ano a Isabelinha mudou de poiso, indo ocupar terrenos contíguos a uma nova urbanização, cuja edificação fez crescer ainda mais a freguesia de Viatodos, junto à EB 2,3 daquela freguesia do sul do concelho.

400 bttistas na 6ª Isabelinha BTT

No sábado, bem cedo, pelas 9h30, teve início a 6ª Isabelinha BTT, prova que contemplou passagens por trilhos seleccionados em Viatodos e freguesias vizinhas, estendendo-se por cerca de duas horas. A edição deste ano contou com cerca de 400 participantes, um número recorde, segundo a organização. Os três primeiros classificados, em masculinos, foram: José Carlos Silva Rodrigues (Vitoria SC Bikeworld), em 2:01;10h, Tiago Sousa (Amigos da Montanha/BikeSpace/Ledechem, em 2:05:19h, e Fernando Manuel Ferreira Martins (Vitoria SC Bikeworld), em 2:08:36h. A classificação feminina ficou assim agrupada: Adelaide Novais Lopes (Galitos Cilcismo 1904), em 3:04:58h, Gabriela Sousa Rebelo (BTT Lousado), em 3:34:44h, e Sofia Raquel Pereira Figueiredo (Primusteam), em 3:55:16h.

Concentração de motas antigas

Ainda no sábado, pela 11h, várias dezenas de motas antigas e seus briosos proprietários concentraram-se na Escola EB2,3 de Viatodos de onde sairam para um passeio que atraiu a curiosidade de muitos. De facto, a qualidade dos restauros de alguns dos exemplares presentes era digna de apreciação.

Testamento e Queima de Judas

Para a noite de Sábado estava reservada a leitura do testamento e Queima de Judas. Trata-se de uma tradição da Feira da Isabelinha que, como habitualmente, trouxe momentos de boa disposição às gentes da terra. No Testamento recitado em quadras, não faltou a alusão à fusão de freguesias, à reforma de Cavaco Silva, ao preço da água em Barcelos ou aos problemas de fronteiras entre Viatodos e Monte de Fralães

Stand da Comédia e Emanuel garantiram enchente

A grande enchente da Feira da Isabelinha estava reservada para a noite de Domingo, com um mar de gente na assistência, primeiro para rir com o Stand da Comédia, e, depois, para ver e ouvir a figura de cartaz, o cantor Emanuel, famoso autor do "Nós pimba, nós pimba", refrão que deu nome a todo um estilo de música.

O Stand da Comédia, composto pelos humoristas Miguel 7 Estacas, João Seabra e Hugo Sousa, confirmou a sua qualidade, rasgando grandes sorrisos e provocando sonoras gargalhadas ao muito público presente.

No dia seguinte, Viatodos despediu-se da Isabelinha, mas não sem antes registar uma nova enchente, durante a tarde, aquando da corrida de cavalos a galope e do tradicional lançamento de paraquedistas.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
12 de Abr de 2012 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt