Fechar menu

Festividades em Roriz e Tamel Santa Leocádia

Com Toy e Zé Amaro

Roriz e Tamel Santa Leocádia estiveram em festa.

RORIZ Festa em Honra de S. Miguel, Sra. das Dores e Sra. do Rosário

O Toy tão "sensual"

Já começaram as festas e romarias em Barcelos. No fim-de-semana, Roriz foi palco de vários actos religiosos, mas também de espectáculos musicais. O cantor popular Toy foi o grande cabeça de cartaz e, apesar de não ter arrastado milhares de pessoas, a verdade é que o recinto da festa estava muito bem composto. O artista deu voz a vários êxitos que marcam a sua carreira, desde "Sensual", "Aguenta-te Com Esta" ou "Chama O António". Os temas que estavam na ponta da língua de quem assistiu ao concerto acalentaram ainda mais a noite fria de sábado. Além dos temas conhecidos, o espectáculo foi enriquecido pelos trocadilhos que o artista ia fazendo pelo meio das actuações e que de tão grande agrado foram para quem assistiu. Não eram, mas até pareciam de improviso as piadas deixadas no ar por Toy. Entre um ou outro tema mais conhecido, o artista deu, ainda, voz a algumas baladas e presenteou o público com "um cheirinho" dos refrões de duas das músicas do álbum que sairá para breve. No que toca aos outros dias, a adesão não foi tão grande, nomeadamente por causa da chuva.

Foi "o esforço para manter a qualidade dos anos anteriores", que levou a comissão de festas a "muitas horas perdidas e muito trabalho". A qualidade era, de resto, uma das "grandes preocupações", dos homens que aceitaram o desafio de organizar uma festa em tempos da já famosa austeridade. Apesar da contratação de um artista de renome nacional, a comissão reconheceu a grande dificuldade em organizar o evento, "nomeadamente ao nível da angariação de fundos". Com esforço, os dez elementos que compõem a comissão conseguiram proporcionar às suas gentes três dias de muita animação, com um cartaz variado. Embora sem querer falar no orçamento, Aurélio Machado, da comissão, apenas referiu que se tratou de "um valor bastante significativo". A população ajudou muito, mas a organização teve que gerir verbas: "Cortar nuns sítios para poder pôr noutros".

Numa análise final ao trabalho da equipa, foi com orgulho que Aurélio Machado salientou que os dez elementos que fazem parte da comissão de festas aceitaram à primeira o desafio e se mostraram solidários para coma organização da festa.

Embora S. Miguel seja o padroeiro, as festividades foram, ainda, em honra de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Dores.

Olga Costa

TAMEL STA. LEOCÁDIA Zé Amaro atrai centenas

Festa em grande

A freguesia de Tamel Santa Leocádia honrou os seus santos padroeiros, Srª. do Rosário e S. Sebastião, no passado fim-de-semana.

A grande atracção da festa foi sem dúvida o concerto do Zé Amaro e a sua banda. Largas centenas de pessoas concentraram-se, no Largo da Igreja, para acompanhar as letras deste cantor que não desiludiu as expectativas dos populares e da organização.

Apesar de um pequeno corte no orçamento, devido à crise que se tem instalado, a comissão organizadora, composta por Sérgio Amorim e David Rego, angariou, com a ajuda de algumas pessoas da freguesia e patrocínios, pouco mais de 20 000 euros e mostrou que muitas vezes quantidade não é qualidade, "somos 2 mas contamos com a ajuda de umas meninas que nos apoiam no bar, foi duro e difícil mas com muito esforço conseguimos".

Mas a festa não se resumiu a Zé Amaro, Luna Bastez, uma vimaranense dinamizadora de um grupo de música pop/latina portuguesa, também animou a noite de sábado e aqueceu as vozes dos foliões que se preparavam para a actuação do cabeça de cartaz. A noite de sábado acabou já tarde, com a bênção de S. Pedro que o permitiu, e com uma sessão de fogo piromusical que fez as delícias de todos os festeiros resistentes.

Depois de uma noite tão animada, o domingo começou com uma missa em honra dos santos padroeiros e, ao início da tarde, entrou no recinto a Banda de Música de Barroselas e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.

Sendo este um dia mais dedicado às pessoas da terra, que aproveitam para pagar promessas e, onde os actos religiosos são o foco principal, não faltou a tradicional procissão que contou com a participação de 12 andores e centenas de figurados, porque um dos objectivos da organização é "manter as características de grandiosidade das edições anteriores".

As festividades terminaram com fogo-de-artifício mas, não sem antes o grupo Baeta e companhia actuar naquela pequena aldeia do Vale do Tamel que este ano teve muitas razões para festejar.

Patrícia Freitas

Cultura

Barcelos Popular
Texto
24 de Mai de 2012 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt