Fechar menu

Avança cluster ligado ao artesanato

Candidatura ao PROVER aprovada

Foi aprovada a candidatura do projecto MinhoIn, da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, que conta com um investimento total de mais de 860 milhões de euros, em áreas como o turismo.

Estão inseridos na candidatura dez projectos âncora e 636 complementares a implantar no território de todos os concelhos das comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, entre eles Barcelos.

Apesar de o município se ter mostrado interessado na instalação de campos de golfe no concelho, como o BP noticiou no início do ano, foi no artesanato que apareceram interessados. Segundo Francisco Calheiros, um dos responsáveis do MinhoIN, há um “movimento forte ligado ao artesanato, com um projecto ambicioso, através de um cluster importante de investimento”.

A Câmara apoia a iniciativa que, segundo Calheiros, deverá beneficiar a “pequena e média indústria à volta do artesanato, que vai ter oportunidade de melhorar”. E mais não se sabe. Apenas que a apresentação pública da candidatura será feita em Setembro, apesar de já estarem em andamento no terreno vários projectos, ligados à reestruturação/criação de unidades hoteleiras ou campos de golfe.

Dois mil milhões de euros do PROVERE para o Norte
O MinhoIn é a marca institucional da região no âmbito do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, entretanto “abraçado” pelas comunidades intermunicipais da região. Conta, no total, com 400 parceiros privados. Inserida no âmbito da Iniciativa PROVER, a região Norte contou com a aprovação de oito Programas de Acção, que engloba investimentos superiores a dois milhões de euros.

São sete as tipologias onde se centrarão os investimentos – golfe e turismo residencial, turismo na natureza, solares e aldeias/património edificado de relevante interesse cultural, enoturismo/gastronomia e vinho verde, produtos da terra, náutica e novos negócios.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
14 de Ago de 2009 0

Outras artigos

Cruzes em alta

Olhando para a imagem do cartaz, vê-se ao longe o ...

desenvolvido por aznegocios.pt