Fechar menu

Evento a repetir

I Jornadas Culturais de Tamel S. Fins

Tamel S. Pedro Fins viveu durante o fim-de-semana passado, entre sexta-feira e domingo, em clima de grande festa e confraternização com a realização das primeiras jornadas culturais da freguesia.

A população local aderiu em força à iniciativa, que segundo a promotora – Junta de Freguesia – nos três dias terá atraído à localidade cerca de milhar e meio de pessoas.
A avaliar pela receptividade na edição inaugural, o evento provou que tem pernas para andar e que só a continuidade terá que ser equacionada. Vontade expressa, aliás, ao Barcelos Popular pelo autarca Luís Filipe da Silva, para quem o êxito obtido na estreia justifica plenamente a repetição. “As jornadas correram muito bem, foi um fim-de-semana diferente para a população, que gostou e já pensa nas próximas. Até já há sugestões para outras exposições e mais actividades”, notou. No final, o balanço não poderia ser, pois, senão “muito positivo”.

A ideia surgiu de uma conversa com um dos elementos da congénere Junta de Balugães, que promove um projecto do género há já três anos consecutivos. Luís Filipe achou o projecto “interessante” e decidiu implementá-lo em Tamel S. Fins. E as expectativas iniciais acabaram largamente superadas. “Nunca pensei que viesse tanta gente, da freguesia e de fora”, confessou.

A iniciativa envolveu não só a Junta, apoiada pela Câmara Municipal, como também um núcleo duro de 15 pessoas da freguesia, dos 17 aos 70 anos. Para o autarca, esta diversidade de idades, saberes e experiências ajudou a tornar o evento mais abrangente e ao agrado de todos. “Conseguimos mobilizar desde os mais jovens até à população mais idosa”, frisou.

O bom tempo foi o melhor parceiro da festa, que abriu na sexta-feira com a inauguração da exposição de fotografia “A Freguesia de Antigamente” e encerrou no domingo pela noite adentro com música popular. O céu limpo e o sol intenso proporcionaram três dias repletos de actividades variadas, como karaoke, noite de poesia, feira do livro, festival gastronómico, jogos populares, teatro e folclore.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
03 de Set de 2009 0

Outras artigos

Cruzes em alta

Olhando para a imagem do cartaz, vê-se ao longe o ...

desenvolvido por aznegocios.pt