Fechar menu

Edição abrilhantada com lançamento de primeiro DVD

Festival de Folclore do Vale do Neiva

O Rancho Folclórico do Centro Social de Aguiar – que a 16 de Agosto comemorou o seu vigésimo segundo aniversário – voltou a brindar o público do Vale do Neiva com um magnífico espectáculo etno-folclórico.

O festival deste ano, que se realizou no passado sábado, em Cossourado, foi ainda mais especial já que marcou o lançamento do primeiro DVD do grupo, gravado nas comemorações do 25 de Abril em Barcelos e apresentado pela primeira vez na abertura do certame. O trabalho inclui ao todo catorze temas, entre os quais o ex-libris “Velho” e a música “Galo de Barcelos”.

Com uma entrada em palco triunfal, o rancho anfitrião brindou o muito público presente com oito músicas do seu rico repertório musical, como “Malhão de Entrada”, “Ai Amor” ou “Vira do Neiva”, composições que também fazem parte do DVD agora editado.

De Coruche, do Ribatejo, viajou até ao Minho o Rancho Folclórico S. José da Lamarosa e de Pombal, da Beira Litoral, o Rancho Folclórico da Charneca. De mais perto, do concelho vizinho de Ponte de Lima, veio o Grupo Etno-Folclórico de Refoios do Lima, a quem coube protagonizar o cantar dos parabéns à associação.

Ao Barcelos Popular, Pedro Lopes, apresentador e um dos solistas do rancho, considerou a presente edição “bastante positiva”, tanto pela “adesão em massa do público” como “pela satisfação dos grupos participantes”. O lançamento do DVD também contribuiu para o sucesso do evento. “É sempre um momento importante na vida de um grupo”, realçou, acrescentando que para o sonho se tornar realidade “foi preciso muito trabalho e empenho de todos os elementos”, assim como o “apoio de várias instituições e empresas”, a quem o rancho “gostaria de agradecer”.

Embaixador da cultura popular do Vale do Neiva, do concelho e da região, o Rancho Folclórico do Centro Social de Aguiar tem desenvolvido um trabalho muito meritório na preservação e na divulgação da etnografia local. Conta actualmente com cerca de 50 elementos de todas as idades, embora a maioria sejam jovens, que desta forma contribuem para a promoção das tradições populares.

Fundado em 1987, o grupo já percorreu o país de lés-a-lés e já participou por diversas vezes em festivais além-fronteiras. Foi o representante da província do Minho na Expo-98.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
26 de Ago de 2009 0

Outras artigos

Cruzes em alta

Olhando para a imagem do cartaz, vê-se ao longe o ...

desenvolvido por aznegocios.pt