Fechar menu

Irmandade investe 600 mil euros

SENHOR DA CRUZ Festa dos 300 anos do milagre

A Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz prepara a festa dos 300 anos do milagre da cruz, associado à Festa das Cruzes, estando a investir até final de 2010 cerca de 600 mil euros a recuperar a igreja do Sr. da Cruz.

A Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz prepara a festa dos 300 anos do milagre da cruz, associado à Festa das Cruzes, estando a investir até final de 2010 cerca de 600 mil euros a recuperar a igreja do Sr. da Cruz – nomeadamente instalações eléctricas, talha dos altares, pintura e limpeza geral –, bem como a construir a casa-museu, num imóvel oitocentista de três pisos na rua D. Diogo Pinheiro, que além de sede terá em exibição mais de mil peças da Irmandade (avaliadas em centenas de milhares de euros) e de instituições concelhias que as queiram partilhar.

A verba provém de poupanças, de donativos de fiéis e de empresas beneméritas, disse o provedor Adélio Miranda, que espera ainda apoio camarário de Miguel Costa Gomes, honrando o acordo verbal feito pelo antecessor Fernando Reis. "Não é comum uma irmandade ter tal volume de obras, deve-se ao seu peso no concelho e ao reconhecimento do trabalho feito, apesar da crise as dádivas aumentaram", notou. Frisou que a igreja do Sr. da Cruz é a mais visitada de Barcelos e a que mais tempo está aberta, das 8h às 20h (19h no Inverno).

Por outro lado, o museu deve ser integrado no roteiro turístico, histórico e cultural da região Norte. O edifício "já devia existir há muitos anos", pois "Barcelos faz muitas procissões, festas e diversas congregações não têm um local para guardar andores e as riquezas escondidas". A grua e estaleiro da obra estão na propriedade vizinha, com consentimento da família Barros, de Carvalhal. Prevê-se igualmente um grande congresso em Dezembro de 2010. Adélio Miranda salientou que os projectos são da sua equipa, mas também fruto do trabalho dos antecessores Vasco Faria e João Vale Ferreira. Além da Festa das Cruzes (3 de Maio), celebra-se a Exaltação da Cruz (14 de Setembro) e da Real Irmandade (20 de Dezembro). N.P.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
29 de Out de 2009 0

Outras artigos

Cruzes em alta

Olhando para a imagem do cartaz, vê-se ao longe o ...

desenvolvido por aznegocios.pt