Fechar menu

Câmara não pagou e Zoom pode suspender programação

Cineclube de Barcelos em "auto-gestão"

A Associação Cultural Zomm ameça suspender a sua programação em Janeiro devido à falta de verbas da Cãmara Municipal.

A Zoom – Associação Cultural vai suspender a sua programação já no próximo mês de Janeiro devido ao incumprimento do protocolo por parte da Câmara. Desde Maio passado que o Cineclube de Barcelos deveria ter começado a receber do município parte dos oito mil euros anuais, no entanto, quer o executivo PSD como o novo do PS parecem não ter verbas para cumprir o acordado.

O presidente da direcção da Zoom, Artur Durão, confirmou ao BP este negro cenário que poderá mesmo, no limite, levar ao fim do grupo que teve o mérito de trazer a Barcelos filmes de qualidade, a sua maioria fora do reduto comercial de Hollywood: "Tratando-se de uma associação sem fins lucrativos, sem este apoio não podemos fazer uma programação como gostaríamos". Durão disse ao BP que depois da anterior Câmara ter dito sucessivamente que o dinheiro ia ser pago "em breve", reuniu-se com a nova vereadora da Cultura, Armandina Saleiro, mas esta não lhe deu melhores notícias: "Disse-nos que só tinha possibilidade de pagar o subsídio em Janeiro do próximo ano e assim não sabemos se podemos continuar. Não há programação em Janeiro".

Sócios assumem

despesas há um ano

À falta de colaboração institucional do município, são os sócios da Zoom que estão a assumir, há praticamente um ano – desde Janeiro – as despesas inerentes à programação estão a ser pagas na totalidade pelos sócios. São pouco mais de mil euros mensais, distribuídos pelo aluguer dos filmes, pagamento do projeccionista e a divulgação da sua actividade.

A Zoom protocolou com a Câmara há quatro anos a exibição de quatro filmes por mês. Ultimamente o valor do subsídio já tinha diminuído, era paga uma tranche de 50 por cento em Maio e o restante seria entregue mensalmente até ao final de Dezembro. Os pedidos que a direcção foi fazendo ao executivo para que o subsídio, ou parte dele, fosse pago logo em Janeiro, nunca foi atendido. 2009 foi o primeiro ano que a Zoom não recebeu o apoio municipal.

Os filmes passam sempre às 21h45 de quarta-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal. "O Meu Amigo Mike ao Trabalho", de Fernando Lopes; "Lili Marlee", de Rainer Werner Fassbinder; ""O Desespero de Veronika Voss", do mesmo autor, são, assim, as últimas exibições da Zoom. Veremos se a paragem é temporária.

Associações sem dinheiro da Câmara

Em resposta ao BP, a autarquia, para além de afirmar que "pretende continuar a apoiar o associativismo", garantiu que é sua intenção manter o protocolo com o cineclube. A vereação da Cultura adiantou, ainda, que quando assumiu a pasta deparou-se com o "não cumprimento dos protocolos assinados" com "todas as associações", estando, neste momento, a serem analisados os processos que quer ver resolvidos "com a maior brevidade possível".

Cultura

Barcelos Popular
Texto
10 de Dez de 2009 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt