Fechar menu

José Torres publica “Para além do tempo”

Escritor barcelense nomeado para o prémio da Associação Portuguesa de Escritores e PEN-Clube

O livro “Diário de Maria Cura”, do autor barcelense, foi nomeado para concorrer aos prémios da APE e do PEN-Clube.

José Ilídio Torres, o escritor barcelense, autor de "Diário de Maria Cura", que a editora Temas Originais de Coimbra vai usar para candidatar o escritor aos prémios literários da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e PEN – Clube, vai publicar o seu quatro livro "Para além do tempo".

A apresentação da nova publicação está agendada para Barcelos, durante o mês de Abril, e será feita no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Livro.

Insere dez contos sobre "o tempo e da sua inexorável passagem", onde "personagens buscam incessantemente a ultrapassagem dos seus condicionalismos, situando-se num plano para além desse mesmo tempo". José Torres está convencido que este é o seu melhor livro de contos, "não tenho qualquer dúvida", diz.

A acção das histórias que o autor conta estão relacionadas com a tradição popular da região e têm como pano de fundo várias histórias que fazem parte do imaginário popular – ocorrem no Minho que ama. José Ilídio Torres não esquece a sua cidade Natal (Barcelos), Vila Verde, onde vive, e percursos que conhece desde muito jovem, como Esposende, Guimarães e outros locais. O livro é prefaciado pelo seu antigo professor Luís Manuel.

O autor conta ainda este ano voltar a editar poesia, pois tem cerca de uma centena de inéditos na gaveta desde o ano passado. Presentemente anda ocupado num romance que denomina de "maior fôlego", que espera terminar ainda este ano e editar em 2011. São quatro história de vidas diferentes que um dia se cruzam. Através da Biblioteca Municipal e da acção do seu responsável, Victor Pinho esteve, duante este ano escolar por diversas escolas do nosso concelho a falar de literatura e dos seus quatro livros. Em Abril estará na Associação Pais e Amigos de Crianças Inadaptadas e noutras escolas. Como em anos anteriores, no próximo Junho estará na Feira do Livro de Barcelos.

José Ilídio Torres, professor da Escola EB2,3 de Vizela, tem já uma apreciável produção literária que habitualmente tem apresentado aos barcelenses por alturas da Feira do Livro de Barcelos. Após a passagem de alguns anos pelo jornalismo tendo sido colaborador do Barcelos Popular, enveredou pela poesia e pelo conto.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
18 de Fev de 2010 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt