Fechar menu

TPC com residência artística no Círculo Católico

Projecto de Setembro até Dezembro

Entre Setembro e Dezembro, o TPC - Teatro Popular de Carapeços vai fixar residência artística no Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB).

Isto no âmbito de um projecto de cooperação entre ambas as colectividades que pretende apoiar e impulsionar o regresso do teatro a uma casa que outrora foi uma importante referência cultural do concelho. A iniciativa prolonga-se durante quatro meses e, numa perspectiva mais alargada, visa a dinamização do CCOB. “Queremos criar dinâmicas e fazer com que este venha a ser falado, conhecido e frequentado como antigamente, não só por ser a única casa cultural centenária do centro da cidade, mas também por ter todas as condições necessárias para dela fazermos uma grande casa de espectáculos”, notou Marta Fernandes, colaboradora e técnica de animação sócio-cultural da associação, na segunda-feira, durante a conferência de imprensa de apresentação do projecto.
Entusiasmados estão também os responsáveis do grupo de teatro de Carapeços que vêem na iniciativa uma oportunidade de “troca de experiências e conhecimentos” com uma instituição que “faz parte da história local”, como referiu Carlos Fitas, actor, sócio fundador e elemento da direcção do TPC. “Esta é uma nova realidade para nós, que ao mesmo tempo que vai permitir a divulgação dos nossos trabalhos junto de um público mais vasto, vai também ajudar a revitalizar um espaço com condições excelentes para o teatro”, acrescentou José Fernandes, director artístico da colectividade que em Março comemorou 15 anos de existência.
Quanto ao programa proposto, ele é alargado e diversificado, vai desde o teatro à poesia. O arranque, a 24 de Setembro, acontece intencionalmente com a famosa comédia de costumes “A Maluquinha de Arroios”, de André Brun, um dos trabalhos mais carismáticos do grupo, que regressou este ano aos palcos, após cinco anos de interregno. Segue-se em Outubro, no dia 8, “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett, e, no dia 22, “Guerra aos Nunes”, de Matos Moreira, e “Um Empresário em Suores Frios”, de Armando Corvelo. Novembro será o mês das secções do TPC mostrarem o seu trabalho: no dia 5 o TPoesiaC apresenta “Poemas & Poetas” e, no dia 19, é a vez do TPCjúnior regressar com “Viúvas e Ca”. Por fim, em Dezembro, o TPCzinho comemora a época natalícia com um “Especial de Natal”, cujo sucesso supõe já a dupla apresentação, a 4 e a 10 de Dezembro. O projecto encerra com “Vende-se Casa Assombrada”, a mais recente produção apresentada pelo TPC. De resto, além do teatro, também a poesia andará “à solta” pelo auditório do CCOB. Estão previstas quatro tertúlias poéticas, nas quintas-feiras de 13 e 27 de Outubro e 10 e 24 de Novembro. O programa prevê ainda a realização de um workshop de oito sessões “À Descoberta do Teatro”, destinado a crianças com idades entre os 6 e os 12 anos.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
28 de Jul de 2011 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt