Fechar menu

Ricardo Machado encheu sala para apresentar “Portfólio”

Fotógrafo barcelense deu palco a três projectos fotográficos

Ricardo Machado lotou FNAC e abre exposição hoje, quinta-feira.

O fotógrafo barcelense, Ricardo Machado, apresentou, na quinta-feira, dia 2, o seu Portfólio, em mais uma iniciativa de "Conversas sobre Fotografia", promovida pelo Instituto Português de Fotografia (IPF). O fotógrafo debruçou a sua intervenção na apresentação de três trabalhos, dois deles realizados durante o curso de fotografia, terminado em 2008 e o mais recente feito no final do ano passado.

A introdução e da apresentação da iniciativa foi feita pelo director pedagógico do IPF, Alexandre Souto, dando o mote para um final de tarde revelador de três projectos feitos em alturas diferentes da vida do autor e, por isso, realizados pelos diversos olhares de Ricardo Machado.

Perante a sala cheia do café da FNAC de Santa Catarina, no Porto, o barcelense deu palco a "Retratos", um trabalho composto por nove fotografias tiradas a uma equipa de futebol feminino, onde todas as fotografias têm como fio condutor o facto de as " modelos" usarem a mesma toalha, estarem na mesma pose e no balneário, depois de um treino. "Com a respiração ainda ofegante, as jogadoras não tiveram muito tempo para pensar nas poses que poderiam fazer e esse era também um dos objectivos do trabalho", referiu Ricardo Machado. Seguiu-se "Amélia" – a exposição que pode ser visitada a partir de hoje, na Biblioteca Municipal de Barcelos – um leque variado de fotografias, também elas feitas durante a formação académica de Machado, e que, à semelhança do projecto anterior, elemento motivador do repto lançado pelo IPF. O "Amélia" obteve nota máxima, 18 valores, em 2008, no final do curso do fotógrafo.

Além dos projectos académicos, Ricardo Machado teve ainda tempo para apresentar outro trabalho do seu portfólio, aliás o mais revelador do seu talento: "Em Memória" conta com a participação de vários modelos amadores, que se apaixonaram pelo projecto mal tiveram conhecimento dele.

A busca por algo diferente, um olhar desligado e descomprometido do quotidiano é o propósito do autor, que saiu da fotografia convencional e se debruçou num projecto que capta os "modelos" de um forma natural, onde cada um vestiu o papel que quis e se expressou como quis. "Em Memória" foi, de resto, o trabalho de Ricardo Machado que mais curiosidade suscitou nas mais de 50 pessoas que encheram o café da FNAC de Santa Catarina. O projecto deve sair brevemente para as telas, numa exposição a ser realizada em Barcelos.

"Amélia" de Ricardo Machado na Biblioteca

Depois de apresentar o seu Portfólio, no Porto, o fotógrafo barcelense, Ricardo Machado, volta a estar em destaque. Desta vez através de uma exposição de fotografia conceptual, na Biblioteca Municipal de Barcelos a partir das 18h de hoje, quinta-feira. Intitulada "Amélia", a mostra parte do quadro "A liberdade guiando o povo", pintado, em 1830, por Eugéne Delacroix – uma mulher com uma bandeira em punho e um seio de fora. Para Ricardo Machado, o quadro personifica Amália. O autor também olha para a tela e imagina a fotografada a reviver todo o processo de glória em apenas um segundo. A abertura oficial da exposição vai contar com a presença do director pedagógico do Instituto Português de Fotografia (IPF), Alexandre Souto. A mostra é o trabalho final de curso realizado em 2008 para o IPF. Pode ser vista de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00 e aos sábados das 9h30 às 12h30.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
09 de Fev de 2012 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt