Fechar menu

Desfolhadas minhotas em Roriz, Panque e Chorente

Reviver as tradições

Roriz, Panque e Chorente reviveram a desfolhada minhota. VEJA A REPORTAGEM FOTOGRÁFICAS DAS DESFOLHADAS NO FACEBOOK DO BARCELOS POPULAR.

RORIZ Desfolhada marcou festa de São Miguel

Dar a conhecer as raízes da terra

São Miguel está relacionado com as colheitas e Roriz aproveitou o fim-de-semana para homenagear o padroeiro e juntar as suas gentes à volta de um hábito de outrora: a desfolhada juntou várias pessoas que não perderam a oportunidade para recordar os tempos de infância e cantar modas de outros tempos enquanto os mais novos matavam a curiosidade e ficavam a conhecer hábitos agrícolas dos quais já só praticamente ouvem falar. "Embora hoje em dia já não seja muito habitual, a verdade é que, em Roriz, a tradição é vivida pelo menos uma vez por ano, no terreiro da paróquia", explicou Leonel Miranda, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Roriz. Durante certa de uma hora a animação fez-se à volta do milho, sendo o resultado um tractor praticamente cheio de espigas prontas a serem desfolhadas. O divertimento foi muito, mas também houve algum esforço. No final havia que agradecer a todos os intervenientes e nada melhor que um copo de vinho e uma sardinha para repor energias. "Um agricultor da terra ofereceu o milho e ainda levou para casa um tractor de espigas já esfolhadas".

Além de permitir reviver tradições, a desfolhada assegurou também um orçamento baixo para as festividades: "É uma festa que ficou relativamente barata, em vez de termos de contratar mais um grupo para iniciar a noite, fizemos a festa na mesma com o factor extra de, com a desfolhada, as pessoas se sentirem mais presentes e participativas", explicou. As festividades até puderam não ser dispendiosas, mas o "retorno etnográfico e cultural foi imenso". A noite terminou com a actuação do artista Tiago Maroto. No domingo sobressaíram os actos religiosos.

Com as festividades em honra de São Miguel, a freguesia de Roriz encerrou as suas actividades de primavera/verão. Ao longo dos meses foram várias as iniciativas levadas a cabo pelas forças vivas da freguesia, tanto mais que a população se junta sabendo que verbas arrecadadas com o bar, por exemplo, revertem a favor das obras da igreja.

Olga Costa

 

PANQUE Angariação de fundos para a Festa do Menino 2013

Desfolhada une populares

A Comissão de Festas do Menino de Panque organizou, no passado fim-de-semana, uma desfolhada tradicional minhota. A ideia surgiu durante a reunião dos membros da comissão, quando decidiam os moldes em que se realizaria o sorteio. "Tínhamos de enriquecer a festa, entreter as pessoas, e lembramo-nos de arranjar uns carros de milho e umas concertinas para juntar a população. Entretanto, o evento tomou proporções maiores do que esperávamos", explicou Secundino Rodrigues, um dos seis membros da comissão de festas.

O fim-de-semana foi cheio de actividades. No sábado, depois de uma aula de ginástica, junto à Igreja de Panque e do BTT nocturno, a noite da jeropiga animou a população que encheu o recinto para dançar ao ritmo do DJ Pedro Miranda.

No dia seguinte trouxe a verdadeira razão da festa, de manhã um passeio a cavalo e, à tarde, o ponto alto da festa, a desfolhada minhota, que juntou centenas de pessoas animadas ao som das concertinas. O "poio do cavalo" deu um cavalo a um panquense residente na França, e o final da tarde trouxe sardinha assada com broa.

A comissão ficou muito contente com a adesão da população, "temos conseguido angariar muitos fundos, graças ao povo desta freguesia", afirmou Secundino, "este ano não houve a festa do menino de Panque, normalmente eram os jovens que formavam a comissão, mas no próximo ano esta tradição comemora 100 anos e, um grupo de homens, decidimos levantar a festa, um bocadinho na brincadeira mas estamos a lutar e temos trabalhado muito, já fizemos uma semana no rio, mas acabamos por ficar 2 semanas com um bar e actividades todos os dias, uma feirinha e a população tem apoiado sempre". Com tanta dedicação a festa do Rosário do Menino está marcada para os próximos dias 4, 5 e 6 de Janeiro.

Patrícia Freitas

 

CHORENTE Associação cultural organiza desfolhada minhota

"Recriar os tempos antigos"

As desfolhadas minhotas começam a fazer parte dos projectos de algumas associações do concelho. A freguesia de Chorente foi uma das freguesias que esteve em festa no passado Domingo. Com a Associação Cultural e Recreativa de Chorente no comando das operações, a Desfolhada Minhota começou no início da tarde, com cantares tradicionais e a desfolhada do milho pelas mulheres da terra e com as crianças a ajudar, "queremos recriar aqui os tempos antigos e poder mostrar às crianças como se fazia antigamente, dando-lhes também a oportunidade de participar nas tradições dos seus antepassados", referiu Filipa Azevedo, membro desta associação.

A tarde estava animada e o recinto encontrava-se com algumas dezenas de pessoas. Lá, estavam também instaladas algumas barraquinhas, a da creche, a do ATL e a do espaço de convívio para idosos, tudo com o propósito de angariar fundos para melhorar as condições de quem frequenta o Centro Social e Juvenil de Chorente, 22 utentes na valência da creche, 28 utentes na valência do ATL e cerca de 12 idosos que têm naquele centro um local de convívio que os recebe sempre de portas abertas.

Com o decorrer da tarde mais surpresas animaram a tarde da população de Chorente. A actuação do Grupo de Danças e Cantares de Barcelos e do Rancho de Courel trouxe mais populares ao local, facto que Filipa Azevedo já esperava, "estamos muito contentes com a adesão e esperamos a chegada de mais pessoas para o fim da tarde", afirmou.

A sua intuição estava correcta, a churrascada e os petiscos típicos dos convívios minhotos foi o ponto alto do dia e juntou centenas de pessoas que tiveram assim um dia diferente com a benesse de poder contribuir para que esta freguesia possa oferecer um trabalho social com mais qualidade aos seus habitantes.

Patrícia Freitas

Cultura

Barcelos Popular
Texto
04 de Out de 2012 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt