Fechar menu

APACI e artesãos criam presépios a quatro mãos

EXPOSIÇÃO No Salão Nobre até 14 de Dezembro

"Esculturas da Terra a Quatro Mãos" em exposição no Salão Nobre da Câmara.

A menos de três semanas do Natal, a programação cultural do município tem em agenda uma excelente proposta para ver no Salão Nobre da Câmara Municipal, até ao dia 14 de Dezembro. Trata-se da exposição "Esculturas da Terra a Quatro Mãos", com presépios e cristos elaborados pelos utentes da APACI (Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas) em parceria com dezassete artesãos do concelho.

A iniciativa surge como continuação de um projecto semelhante que a associação promoveu anteriormente e que envolveu vários artistas plásticos barcelenses e os utentes do Centro de Actividades Ocupacionais da APACI. Depois de Barcelos, a exposição de pintura "Duas Mãos, Um Sentimento" esteve em itinerância por várias cidades nortenhas, como Guimarães, Porto, Esposende e Póvoa de Varzim.

"Esculturas da Terra a Quatro Mãos" é mais um projecto artístico solidário promovido pela instituição, desta vez com os oleiros do concelho, que juntamente com os utentes criaram ao todo 45 peças em barro, maioritariamente presépios, embora existam também alguns cristos para ver e apreciar na mostra. A experiência foi enriquecedora para todos, especialmente para os utentes que, segundo Joana Vilas Boas, professora de artes e mentora da ideia, "adoram sair da instituição, contactar com pessoas novas e trabalhar com o barro". Os trabalhos foram feitos no ambiente natural de criação dos artistas, possibilitando aos utentes a oportunidade de contactarem de uma forma mais directa com a arte olárica e, por outro lado, mostrarem à comunidade artesã as suas capacidades artísticas. Do contacto e da experiência ficam os laços de "afecto" que se estabeleceram entre ambas as partes.

Inclusão pela positiva

A inauguração da exposição realizou-se no passado dia 24 de Novembro, numa cerimónia que contou com a presença da vereadora da Cultura, Armandina Saleiro, para quem a iniciativa possui grande importância por ser "um trabalho de inclusão pela positiva". Presente esteve também Maria Eduarda Rego, presidente da associação, que aproveitou o momento para agradecer aos artesãos – "pela disponibilidade, exemplo e sentido de responsabilidade social" –, e ainda à Câmara Municipal que "agarrou o projecto de mãos abertas e na perfeição". "Todos de mãos dadas tornou possível estarmos aqui todos a celebrar o Natal" e a contribuir para a felicidade e o reconhecimento destes "pequenos grandes artistas", acrescentou. Após as intervenções, alunos da EB1 de Lijó e da escola de Música Espaço M interpretaram algumas belas músicas de Natal, reportando já os presentes para a época mais fraterna do ano.

Todos os presépios estão à venda pelo preço único de 25 euros, valor que reverte na totalidade para ajudar na angariação de fundos para um novo equipamento social, que já está a ser construído em S. Veríssimo e que albergará Centro de Actividades Ocupacionais e Lar Residencial. As valências terão capacidade para acolher 30 e 24 utentes, respectivamente.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
06 de Dez de 2012 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt