Fechar menu

Guitarras em palco

“Guitarras de Manhente” apresenta audição

Cerca de meia centena de músicos no projecto "Guitarras de Manhente".

O projecto "Guitarras de Manhente", da Associação Desportiva e Cultural de Manhente (ADCM) esteve em palco, no Salão da freguesia, no passado sábado, para apresentar a sua 3ª audição. O espaço estava lotado, com mais de 50 alunos que levaram famíliares e amigos.

Joaquim Brito, presidente da associação, não escondeu a satisfação: "é o 3º ano consecutivo e tem corrido sempre muito bem, a adesão é enorme". Para uma instituição que se dedica exclusivamente ao judo e às guitarras, este é um sinal de que as coisas estão a ser bem-feitas. O teatro já fez parte da lista de actividades da ADCM, mas a responsável teve de abandonar, por motivos pessoais, com a certeza de um regresso no próximo ano.

Para Joaquim Brito esta é uma maneira de "ocupar e desviar os jovens dos maus caminhos", esta apresentação, para além de ter como objectivo mostrar o que aprenderam durante o ano, serviu para fomentar a motivação e divulgar o trabalho que a associação faz durante o ano. As inscrições não param de aumentar e as turmas estão divididas em vários escalões, "já tivemos adultos mas foram abandonando. Os mais novos conseguem ter uma aprendizagem mais fácil e têm mais gosto", referiu Joaquim.

As actuações foram feitas em grupo. Uma a uma, as seis turmas subiram ao palco, depois seguiu-se um duelo de guitarras. Duas alunas interpretaram os temas: "Anda comigo ver os aviões" dos Azeitonas e "Telepatia" de Lara Li, o espectáculo terminou com todos os alunos em palco a tocarem "Imagine" de John Lennon.

Bruno Lopes é conhecido pelo seu projecto musical "High Flying Bird, este músico, nascido em Lisboa, começou a interessar-se pela música desde cedo. O professor tem vários projectos a solo e tem nesta actividade da ADCM uma experiência que considera muito positiva para si e para os seus alunos, "ensaiar os miúdos é uma forma de transmitir alguma coisa que fui adquirindo ao longo da vida, o valor pessoal é, para mim, a parte fundamental", referiu.

O método que utiliza nas suas aulas é diferente do habitual e tem alunos que até vêm de fora do concelho todos os sábados para as lições. "As aulas de música não são propriamente baratas e, este tipo de iniciativas ajuda as pessoas a terem a oportunidade de usufruir destas actividades. Aprender a tocar um instrumento e poder actuar para um público é importante e trás vantagens a muitos níveis", explicou o professor.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
03 de Jan de 2013 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt