Fechar menu

Milhares na segunda maior festa do concelho

Feira da Isabelinha, em Viatodos

Milhares de festeiros na Isabelinha de Viatodos.

Apresentou-se vestida de preto e prateado e com uma flor cor-de-rosa no cabelo. Sónia Tavares deu um grande espetáculo, em conjunto com restantes elementos dos The Gift, no domingo, em Viatodos. Foram milhares de pessoas que se deslocaram à Feira da Isabelinha para aplaudirem uma das bandas mais badaladas em Portugal. Acabados de chegar de Paris, entraram em palco com "Ok! Do you Want Something Simple?", e num ápice apresentaram outros êxitos como" Fácil de entender","Driving you slow", "Race is long", "Hei-de te amar" ou "The singles". Uma hora e meia de concerto que pareceu um minuto. Os espectadores, que entraram gratuitamente, cantaram, saltaram, interagiram e foram considerados pela vocalista "as estrelas de uma noite de primavera". Mas a vinda desta banda de renome a Viatodos, que actuou depois de Manuel Campos, só foi possível graças ao excelente trabalho feito pela Comissão de Festas formada por 11 elementos. Durante um ano dedicaram-se a realizar e a reactivar imensas actividades, como por exemplo as sete caminhadas de visita e conhecimento do Vale do Este, para angariação de fundos. Uma opção de "inteligência e critério" que permitiu um programa rico, variado e transversal, com um orçamento relativamente baixo. Com mais de cem anos de existência – comemorados em 2007 – a Feira da Isabelinha, também conhecida como a Feira da Páscoa, provou ser, mais uma vez, uma das festas mais importantes que se realizam na região. No concelho, é considerada o evento de referência depois da Festa das Cruzes. É "obrigatório" passar pela terra da Isabelinha onde o acolhimento continua acolhedor. Apesar do mau tempo que se fez sentir no fim-de-semana, foram três dias intensivos de muita folia onde não faltaram diversos concertos, exposições ou actividades desportivas, entre outras. Por lá passaram também Tó & Nando Comediantes e Victor Rodrigues no sábado e o Grupo Folclórico de Nine, Rancho Folclórico do CATEL – Cunha e o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, no domingo. Realça-se ainda a tradicional "Queima dos Judas", que aconteceu ainda no sábado. Nuno Rodrigues, um dos organizadores, não poderia estar mais satisfeito com o sucesso da Isabelinha 2013. "O balanço final é mais que positivo e ficou acima das nossas expectativas. Passaram por aqui largos milhares de visitantes. Sentimos que fomos recompensados pelo trabalho detalhado que realizamos durante um ano."

BTT contou com meio milhar

Na Feira da Isabelinha, o associativismo também tem um papel fundamental para o êxito do evento. A Comissão de Festas constrói o programa, trata de toda a parte cultural e também faz parceiras com várias Associações da freguesia. A ideia é continuar com a união de sinergias existente em Viatodos. A comprovar está a 7ª edição BTT que, mais uma vez, foi uma actividade organizada pela Associação Aldeia. No sábado de manhã, meio milhar de participantes fizeram um trajecto de 41 Km. Saíram de Viatodos, passaram pelo Monte da Saia, ciclovia de Famalicão, Nine, Cambeses e regressaram ao local de partida. Os prémios foram diferenciados por sexos. No pódio masculino, José Carlos Rodrigues, da equipa Haibike Soniturismo Bike World – Ucvnf, arrecadou o primeiro prémio, em 02:08, em segundo lugar ficou André Sousa dos Amigos da Montanha/Ledechem/Quinta & Santos, que chegou três minutos depois e José Ribeiro, da AfaCycles Sport levou para casa o terceiro prémio, ao chegar em 02:16. No feminino, os prémios foram atribuídos a Alda Carvalho, da Bikeseven Esposende KTM, que cortou a meta em 03:24, a Sofia Figueiredo, da equipa CrudeBtteam, que fez o percurso em 03:33 e a Cecília Araújo, representante da BTT4ALL/MOTOCAR, ao terminar a prova em 03:38. Para o ano, o objectivo é crescer ainda mais.

Corrida de cavalos a galope

A Feira da Isabelinha já tem uma tradição bastante enraizada no concelho. Depois da Feira Franca, em 1933, foi aparecendo a diversão aliada ao negócio. Reza a história que nesse ano "para animar o povo, houve música das Taipas e de Cabeceiras e fogo-de-artifício". Mais tarde, começaram a aparecer corridas de bicicletas e já em meados do séc. XX, aparece a corrida de cavalos a galope, que ainda hoje se mantem. "É uma iniciativa que não pode faltar na Isabelinha porque é uma das provas mais emblemáticas e antigas que temos", atirou Nuno Rodrigues, da Comissão de Festas. No entanto, o nº de inscrições nesta prova tem descido de ano para ano devido à avaliação feita pela Direcção Regional de Veterinários. "Só os animais em perfeitas condições é que podem concorrer". Este ano, as condições não foram as mais agradáveis devido às más condições atmosféricas. A corrida contou com a presença de 22 cavalos, 13 mangas. Vencedores: Hélder Pereira venceu a 1ª Quadra Espectáculo, com um cavalo de 4 anos, com o tempo de 1m,57s,81. Na 2ª Quadra, Alsa Maia venceu o joker Ricardo Ferreira com um cavalo de 8 anos, com 1m,58, 92 e a 3º Quadra foi ganha por Carlos Miguel, com um cavalo de 6 anos, no tempo de 1m,59s,75.

Corrida de galgos foi a grande novidade

A Associação Galgueira e Lebreira do Norte propõe em fazer uma competição de galgos na Feira da Isabelinha e o Centro Desportivo e Cultural de Viatodos (CDCV) foi o organizador da iniciativa. António Ferreira, do CDCV, disse ao Barcelos Popular que foi uma prova de sucesso e que a ideia é repetir no próximo verão. Estiveram presentes 70 cães em competição e 20 cachorros. Competiram em várias classes: os importados e os que correm no campeonato nacional e regional. Foram entregues prémios aos melhores.

Exposição de motos antigas também foi atracção

O CDCV foi também o responsável pela exposição de motos e bicicletas de colecção. O objectivo foi comemorar a XXV Concentração de Motos Antigas.

A organização mostrou aos 1500 visitantes 15 bicicletas, 50 motorizadas e motos de competição. Presente estava a mota que venceu o campeonato do mundo "Super Bikes", no ano 1993. Joaquim Fonseca, um dos organizadores garantiu o sucesso da iniciativa focando a existência de muitos coleccionadores naquela zona. "Num raio de 15Km, há muitas pessoas que fazem colecção de motos. Poderíamos ter tido mais, não fosse o mau tempo que impediu o transporte das mesmas", frisou Joaquim Fonseca. Contudo, o balanço foi positivo e o trabalho árduo que tiveram durante uma semana foi, indiscutivelmente, compensado.

Paraquedismo da casa

Como parece dizer o povo "se não há para-quedistas, não há Feira da Isabelinha". Por isso, na segunda-feira de Páscoa é obrigatório passar por Viatodos. "Há pessoas que vêm de longe e passam cá o dia. Trazem o farnel e divertem-se com as actividades que decorrem e muitas, simultaneamente. O paraquedismo é uma das atracções", afiançou Nuno Rodrigues,. E, este ano, facto que não vinha a acontecer nas últimas edições, a Associação Paraquedistas Vale D´Este foi a responsável pela largada, no último dia de festa. Embora seja um espectáculo de registo, só saltaram cinco paraquedistas devido ao mau tempo que se fez sentir. "Tínhamos duas largadas para fazer mas só foi possível fazer uma. Estava muito vento", afiançou José Pereira, da Associação. Todavia, houve espectáculo e sensações indescritíveis de terem "caído" em casa.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
04 de Abr de 2013 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt