Fechar menu

Resgate em nome da saúde mental

AFAUCSB com iniciativa inédita traz 35 artistas a Barcelos

A Associação dos Familiares e Amigos dos Utentes da Casa de Saúde S. João de Deus (AFAUCSB) traz o "Resgate" a Barcelos, de 13 a 27 de Abril.

A Associação dos Familiares e Amigos dos Utentes da Casa de Saúde S. João de Deus (AFAUCSB) traz o "Resgate" a Barcelos, de 13 a 27 de Abril, iniciativa que pretende promover o "desenvolvimento social e cultural do concelho" através de uma interligação entre a a cultura, a economia social e a saúde mental.

Miguel Durães, presidente da AFAUCSB, quer "pôr em discussão, de forma positiva, construtiva e ordeira, duas áreas que precisam dessa atenção". Para tal, realizar-se-ão conferências/conversas aos sábados e quartas-feiras (sempre às 21h), na antiga Casa Sá Cortinas, sendo que a primeira trará a Barcelos o director do Programa Nacional para a Saúde Mental, Álvaro Andrade de Carvalho, Marta Bernardes, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e contará, ainda, com a performance musical de José Valente, reconhecido tocador de viola de arco. Já no dia 17 será a vez do reitor da Universidade Fernando Pessoa, Salvato Trigo e de Álvaro Santos, director da Casa das Artes de Famalicão. Estas conversas, que se querem "intimistas", servirão, de certa forma, de chamariz para as visitas aos trabalhos de 35 artistas das mais diversas áreas, que criaram obras exclusivas sobre a temática da saúde mental. Hugo Soares, comissário, disse ao BP que foi fácil convencer artistas como Lia Gonçalves, que vai doar uma jóia conceptual: "O grande objectivo da Arte, a meu ver, é puxar pela inteligência das pessoas" e neste caso havia a "premissa de venda das obras", com as verbas a reverterem para a Unidade Paul Adam Mckay, da AFAUCSB, inaugurada em Novembro de 2011. O artesanato de Barcelos também estará representado na exposição, com peças de Júlia Ramalho, Júlia Cota, Conceição Sapateiro e Irene Salgueiro.

As entradas para as conferências e exposições são gratuitas e durante a semana as visitas ao espaço serão feitas por pessoas portadoras de doença mental, uma forma, defendeu Miguel Durães, de quebrar um estigma da sociedade: "As pessoas ainda olham para um esquizofrénico como se fosse um fantasma no duplo sentido do termo. Ou porque mete medo ou porque fingimos que não existe. E são pessoas, existem".

Toda a informação sobre este evento, que conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Saúde e do Programa Nacional para a Saúde Mental, pode ser consultada no sitio: www.resgate.pt.la.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
11 de Abr de 2013 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt