Fechar menu

"A melhor de sempre"

40ª edição fechou no Domingo

As portas da 40º edição da Feira do Livro fecharam-se no Domingo, com nota positiva. Foram dez dias em que a cidade se encheu de cultura e literatura e não faltou o folhear de páginas e a participação nos mais variados eventos.

A vereadora da Cultura do município, Elisa Braga, disse-nos que “o balanço é francamente positivo. Conseguimos celebrar os 40 anos de uma forma muito boa. Arrisco-me a dizer que terá sido a melhor Feira do Livro de sempre. Esta edição eleva a cidade no mundo literário”. O Barcelos Popular conversou também com livreiros presentes no evento e o balanço positivo foi unânime. Para José Luís, “foi uma feira muito boa e dentro do expectável. Ainda foi um pouco melhor do que o ano passado. Com sete stands, vendemos mais de 600 livros. Esta feira deveria existir mais vezes por ano.” Jorge Assis também deu o seu feedback. “Felizmente correu bem. Está bem organizada. Hoje é o último dia e nota-se que ainda há muito visitantes. Tenho uma categoria de livros raros e outros mais baratos que são os que se vendem mais.” Para Francisca Coelho, o certame “correu bem, houve adesão. Durante a semana foi mais calmo, mas vendemos bem. Temos todo o tipo de livros. Os que saíram mais foram os infantis, de romance, autoajuda. Vendemos mais de duzentas unidades.” Felizes também estavam os 50 jovens que apoiaram os livreiros. “Foi uma experiência gratificante e enriquecedora e estamos agradecidos por participar”. A Feira do Livro de Barcelos decorreu na Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais. De quinta-feira (dia em que saiu o jornal) até Domingo, ainda se assistiu a muito! No dia 6, a barcelense Gabriela Peixoto apresentou o seu livro “A Jornada do artista” e actuaram o quarteto Adlib Strings, a The Essence Band e a Arca Dance Studio. Na sexta-feira, o dia foi dedicado aos Caminhos de Santiago. A VIA 3, Companhia de Teatro, dramatizou “A Passagem da Rainha Santa pelo Caminho Português de Santiago” e a “A Lenda do Galo em 10 minutos”. Foi apresentado o livro “Bom Caminho para Santiago”, de José Vaz Careto e a noite terminou com a queimada galega. “Neste dia trouxemos um painel de excelência e vincamos a importância dos Caminhos de Santiago para a nossa cidade”, frisou Elisa Braga. No Sábado, subiu à ribalta a cantora/compositora, Carolina de Deus. No seu espectáculo intimista, apresentou a sua mais recente música “Peça de Teatro”. No derradeiro dia Domingo, Rui Vilhena apresentou “Música pela Rua” e Aldina Duarte e Maria do Rosário Pedreira estiveram em mais uma conversa-concerto. “Durante estes dias fui ouvindo palavras de livreiros, alfarrabistas e autores. Diziam-nos que esta feira estava a ser marcante e o seu formato deveria ser seguido por outras cidades”, partilhou Elisa. Quanto à afluência essa foi enorme, mas para já ainda é prematuro avançar com número de visitantes. Desta forma, Barcelos transformou-se num cenário literário, onde as palavras ganharam vida e os livros convidaram a viajar por histórias fascinantes. Para o ano há mais!

 

Espaço infantil concorrido

Os mais novos também tiveram o seu cantinho habitual da leitura com jogos didáticos, mural de pintura e desenhos para colorir, pinturas faciais, ateliês e ainda encenações, conversas com escritores, oficinas de música e jogos de tabuleiro. Passaram por lá Carla Sequeira que apresentou o livro “Mãe, descobri a Atlântida!”, a contadora de histórias, Inácia Cruz com a sessão de contos “1,2,3, Era uma Vez” ou Nuno Rodrigues com o seu espectáculo de magia, entre muitos outros igualmente interessantes e que deixaram miúdos e graúdos maravilhados.

Cultura

Barcelos Popular
Texto
13 de Jul de 2023 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt