Este espaço publicitário pode ser seu
Primeira página  |   Publicite connosco  |   Favoritos  |   Classificados  |   Estatuto Editorial  |  Login  | Registo Domingo, 20 de Agosto de 2017
Actualidade Política Concelho Cultura Desporto Entrevista Participe Nós
 

O que de mais importante se passou no ano passado
Almanaque 2011

As principais notícias de 2011.

Ao resumir a este pequeno espaço o que se fez (ou deixou de fazer) durante o ano num concelho tão extenso como o de Barcelos, corre-se sempre o risco de deixar de fora factos e acontecimentos que para muitos dos nossos leitores serão tão ou mais importantes do que os que destacamos agora. Mas esse é um desafio que iniciámos há anos e que agora nos obriga a prosseguir.

Esquecendo estas considerações, e passando desde já para a vida política barcelense, não podemos deixar de referir a inépcia do executivo municipal na aquisição dos terrenos para o novo hospital – adiado para as calendas – ou no incumprimento da promessa eleitoral de baixar o preço da água. Duas questões que, só por si, já bastam para caracterizar uma direcção municipal que, em vez de obra, perde o seu tempo a angariar investidores para um jornal e a tentar imiscuir-se na orientação editorial de outro. Enfim…

Esquecendo estas questões de baixa política, não podemos deixar de referir aqui que este foi o ano do desporto barcelense. O Gil Vicente regressou à I Liga; o Basquete Clube de Barcelos também conseguiu alcançar esse desiderato ao fim de alguns anos de muito querer; as meninas da Casa do Povo de Martim também não ficaram atrás e seguiram o mesmo caminho; e até os juvenis do Gil se empenharam na subida ao mais alto escalão nacional da sua faixa etária.

No domínio da cultura o destaque vai para os Troféus Milho-Rei, iniciativa da cooperativa proprietária deste jornal, que, em apenas duas edições, já granjeou respeito e prestigio no seio da nossa comunidade.

Muito mais haveria para dizer. O espaço, contudo, condiciona-nos. Nas páginas que se seguem o leitor terá oportunidade para recordar o que de melhor se fez em Barcelos no ano transacto.

                                                                              José Santos Alves

 

POLÍTICA

Parceria Público Privada suspensa

A Câmara anunciou a suspensão da Parceria Público Privada durante 2011, com Costa Gomes a garantir que todas as obras têm um desvio de mais de 100 por cento.

Eleições Presidenciais

Cavaco Silva volta a vencer com maioria absoluta, em Janeiro, as eleições no concelho, conquistando-a em todas as freguesias. Manuel Alegre, que teve o apoio discreto do PS e Bloco de Esquerda, ficou abaixo dos 20 por cento.

Albuquerque abandona chefia de gabinete de Costa Gomes

Também em Janeiro aparece o primeiro sinal público de que nem tudo é um mar de rosas na Câmara. João Albuquerque, braço direito de Costa Gomes durante 20 anos na ACIB, só fica cerca de um ano como seu chefe de gabinete. No mês seguinte afirma, em entrevista ao BP, que foi contrariado à inauguração do Modelo. Armando Leite, ex-director de recursos humanos do município bracarense, um homem do aparelho socialista, foi o substituto.

Aterro vai para Paradela… apesar da polémica

Maioria PS consegue aprovar a implantação do aterro sanitário em Paradela, na Assembleia Municipal, apesar da polémica que envolveu todo o processo. O presidente da Câmara anunciou um amplo consenso entre todos os partidos, mas a oposição prontamente o veio desmentir, o que levou Costa Gomes a irritar-se e a dizer que mesmo que a AM não aprovasse a localização estava decidida.

Manuel Marinho passa a independente

Em Fevereiro, Manuel Marinho anuncia o que o BP há muito noticiava: abandona o PSD, passa a vereador independente e, mais tarde, apresenta o MIB – Movimento Independente por Barcelos. Em entrevista ao BP, o ex-n.º2 de Fernando Reis diz que desconhecia a intenção do anterior executivo em aumentar a água em 38 por cento. No primeiro jantar-comício junta mais de duas mil pessoas.

Costa Gomes chama ignorante a deputado da AM

No mesmo mês, o presidente da Câmara não acolhe bem as críticas e, não se contendo, chama ignorante ao deputado do CDS-PP, Filipe Pinheiro.

Câmara condenada a indemnizar empresa de arquitectura

No processo dos centros escolares, a autarquia foi condenada a indemnizar uma empresa de arquitectura de Viana do Castelo por ter sido excluída ilegalmente do concurso.

Eleições suspensas na ACIB

A guerra eleitoral na ACIB, entre as listas de João Albuquerque e Rui Oliveira, acaba em tribunal. As eleições foram suspensas, em Março.

Plano Estratégico "Barcelos 2020"

O Plano Estratégico "Barcelos 2020", elaborado por uma "empresa da especialidade", de Matosinhos, e que custou 70 mil euros, foi apresentado debaixo das críticas da oposição.

Cortes nos subsídios às associações

Com a crise a bater à porta, a Câmara decide, no Verão, cortar em 50 por cento os subsídios às associações. Mais tarde, o corte fica-se, apenas, pelos 10 por cento.

PSD vence legislativas

Em Junho, o PSD volta a vencer categoricamente em Barcelos, deixando o PS abaixo dos 30 por cento. Nuno Reis e Agostinho Lopes são eleitos; Manuel Mota e Pedro Soares abandonam a Assembleia da República.

Demissões no PS

Manuel Maciel demite-se da liderança da concelhia barcelense do PS, em Junho. Domingos Pereira prepara terreno para Lucinda Fonseca, mas Eusébio Silva recusa abandonar o lugar e diz ao BP que se sentiu "ultrapassado e hostilizado".

Inspecção acusa PSD

A inspecção da IGAL ao executivo de Fernando Reis acusa o PSD de "ilícitos criminais de abuso de poder", a propósito dos contratos da água e da parceria. Costa Gomes queria discutir o assunto na AM, mas Costa Araújo não deixou. Entretanto, o PSD lança a suspeição sobre o trabalho dos inspectores.

Reis e Marinho condenados

O Tribunal de Contas encontrou ilegalidades no ajuste directo de obras adicionais do loteamento da Malhadoura, em Milhazes, e considerou que Fernando Reis e Manuel Marinho foram negligentes.

Governo anuncia regresso do Hospital à Misericórdia

O Governo PSD/CDS-PP anunciou, em Novembro, o regresso do Hospital de Barcelos à Misericórdia, intenção demonstrada publicamente, meses antes, pelo provedor António Pedras.

Orçamento de Estado corta transferências

Sem surpresa, o Orçamento de Estado para 2012 corta transferências para o cocelho na ordem de um milhão e 200 mil euros.

Oposição pede

demissão de Costa

Gomes

Crescem as vozes daqueles que pedem a demissão de Costa Gomes. Depois do PSD, foi a vez do CDS-PP pedir a saída do presidente, por falha nas promessas eleitorais, como a da água.

Gastos da Câmara

Foi notícia no final do ano, no BP: os gastos em ajustes directos a rondar os 13 milhões de euros; o meio milhão em advogados e os mais de 200 mil em comunicação.

Fim da "paz podre" entre Miguelistas e Socialistas

Em Outubro, Sónia Sá é exonerada e sai do gabinete de imprensa. Mais tarde, o PS dá uma conferência de imprensa onde ataca violentamente João Albuquerque, acusando-o de promover uma estratégia mafiosa para destruir Costa Gomes, argumentando que é ele quem está por detrás da tentativa de inscrição de 620 militantes.

Já no final do ano, o adjunto do presidente, Vasco Real, entra em rota de colisão com a vereadora Ana Maria Silva.

 

DESTAQUE:

Câmara anuncia pagamento de subsídios em 2012 aos trabalhadores do município, contrariando a intenção do Governo. As televisões apareceram todas, mas mais tarde Costa Gomes recuou e disse que nunca iria violar a lei.

+

Juntas opõem-se com abaixo-assinado ao preço da água

Aumenta o número de Juntas de Freguesia que se opõe aos preços praticados pela Águas de Barcelos, através de abaixo-assinados exigindo a sua revisão.

-

Construção de novo Hospital de Barcelos adiado

Confirma-se que a construção do novo Hospital de Barcelos ficará adiada para data incerta. Depois de com o Governo PS a Câmara não ter adquirido os terrenos, a coligação PSD/CDS-PP vem agora responsabilizar a autarquia de Costa Gomes.

                                                                                                               Pedro Granja

 

CONCELHO

Colégio Didálvi e La Salle em risco

Os colégios privados Didálvi (Alvito S. Pedro) e La Salle (Barcelinhos) viveram momentos de grande incerteza, em 2011, ainda no tempo do Governo PS que pretendida cortar no financiamento. No fim, depois de acções de luta no La Salle, apenas a Didálvi perde cinco turmas.

Junta de Carvalhal afronta Câmara

A presidente de Junta de Carvalhal é o rosto da oposição à Câmara PS entre os autarcas. Sameiro Serra veio a público dizer que há muitas pessoas com medo do actual executivo e acusou Domingos Pereira de mentir.

Conservatório de Música de Barcelos

A tesoureira do Conservatório de Música de Barcelos lança a suspeita sobre a actuação do presidente, Miguel Andrade, e apresenta uma queixa-crime contra o dirigente. Entretanto, o tribunal decide que a anterior direcção foi afastada indevidamente.

Contratações e despedimentos no Hospital

No Verão ficou a saber-se que o Hospital de Barcelos contratou 23 técnicos a um mês das eleições legislativas e, mais tarde, parte desses contratados (10) foram despedidos. Enfermeiro-director e presidente da administração entram em rota de colisão.

Águas de Barcelos cobra a família pobre de Lijó

Uma família de Lijó, que a Câmara comprova ser pobre, não tem dinheiro para pagar a ligação à rede pública de água e saneamento.

A Águas de Barcelos pede seis mil euros.

Fusão de freguesias

A Reforma da administração local, que prevê a fusão de todas as freguesias do concelho de Barcelos, tem a oposição da Câmara, Juntas e Assembleia Municipal.

Escola primária de Minhotães inaugurada...e encerrada

A previsão de fecho da escola primária de Minhotães, na Carta Educativa do PS, levou aos protestos da população. Recorde-se que a obra foi inaugurada em 2009 e custou um milhão de euros.

Barcelos perde residentes

Os Censos de 2011 demonstram que Barcelos perdeu, em dez anos, 1600 residentes, sendo, dos concelhos do quadrilátero aquele que registou a maior queda.

Entretanto, Viatodos contesta resultados por entender que estes favorecem Monte de Fralães.

Barcelos contra encerramento da linha ferroviária Poto-Vigo

Barcelos assume-se contra o anunciado encerramento da linha ferroviária Porto-Vigo, no Verão passado.

Junta da Silva privilegia empresa

Foi também noticia o facto da Junta de Freguesia da Silva privilegiar uma empresa na comparticipação dos manuais escolares.

Padre mantém polémica na Várzea

O padre na Várzea voltou a estar no meio da polémica, ao fechar a porta da capela em dia de festa de S. Bento, alegadamente por não gostar das bailarinas nem do artista Nel Monteiro.

ETAR parada em Areias de Vilar

A nova ETAR de Areias de Vilar, que custou perto de 10 milhões de euros, está fechada há dois anos, devido ao diferendo entre Câmara e Águas de Barcelos. Entretanto, a infra-estrutura vai-se degradando.

Acordo de boca na em VFS Pedro

Em Vila Frescainha S. Pedro, freguesia onde se instalou o Modelo/Continente, ficou a saber-se que não ficaram escritas as contrapartidas que a promotora da obra tinha de fazer para não construir a rotunda desnivelada.

Complexo desportivo sem licença em Martim

O Complexo Desportivo de Martim abriu sem licença de utilização. A Câmara diz que acedeu ao pedido do presidente da Junta.

Barcelinhos e Carvalhal disputam rua

A questão dos limites de freguesias arrasta-se pelos tribunais. São vários os casos e Barcelinhos e Carvalhal mantêm uma disputa judicial pela Rua do Senhor da Saúde.

Demissões na Junta de Palme

Em Palme demitiram-se da Junta, em Abril, tesoureiro e secretário. Arlindo Vila Chã ponderou convocar eleições antecipadas, mas acabou por encontrar rapidamente substitutos aos anteriores autarcas.

Inauguração da ESAF

A nova Escola Secundária Alcaides de Faria foi inaugurada, em Janeiro, sem estacionamento e, mais tarde, alunos queixam-se que não há condições nas salas de aula, denunciando que entra água.

Adães com sede luxuosa fechada por falta de pagamento

É mais uma das chamadas "obras de gaveta", diz a Câmara. A sede de Junta de Adães custou 700 mil euros e não abre porque não há dinheiro para a pagar. O empreiteiro recusa-se a entregar a chave do edifício.

Panque enterra os mortos nos passeios

A freguesia de Panque tem o cemitério lotado há dez anos e já se viu obrigada a sepultar os mortos nos passeios. Entretanto, ficou a saber-se, no final do ano, que Barcelos tem 27 cemitérios completamente lotados. A Câmara só tem disponível uma verba de 350 mil euros, para 2012.

 

DESTAQUE:

Carvalho da Ponte de Barcelinhos, símbolo da cidade, foi abatido, em Dezembro, depois de um estudo encomendado pela Câmara que aponta razões de segurança para este triste desfecho.

+

Inauguração do Centro Escolar de Barqueiros

Inaugurado primeiro Centro Escolar do Concelho, em Setembro. Obra inaugurada pelo executivo PS, com pompa e circunstancia, mas que arrancou no mandato do PSD.

-

Caulinos: Acordo entre a Mibal e as Juntas de Milhazes e Vila Seca

Depois de em 2010 a Mibal ter conseguido entrar no centro da freguesia de Barqueiros, 2011 ficará marcado pelo acordo entre Juntas de Milhazes, Vila Seca, empresa, Câmara e Governo para que a exploração dos caulinos avance no terreno.

Pedro Granja

SOCIEDADE

Panorâmico

Depois de ter sido evacuado em 2008, por risco de queda, o presidente da Câmara veio dizer, já no final do ano, que o prédio nunca correu esse risco. A afirmação do autarca causou estranheza ao técnico do departamento de Engenharia da UM que desmentiu peremptoriamente Costa Gomes. Entretanto, a Protecção Civil já levantou a proibição e as famílias já receberam as chaves de suas casas e estão a preparar o regresso.

Desemprego e falências

Centenas de pessoas ficaram sem emprego no ano de 2011, muito por causa do encerramento de empresas. Cerca de 350 ex-trabalhadores das falidas TOR, Fiação de Tecidos e Mantentex esperam por mais de três milhões de euros "retidos" pelo Tribunal.

Também a Malhas Cardão encerrou portas, empurrando para a teia do desemprego 48 pessoas. Na TIB, 55 trabalhadores fizeram vários dias de vigília em frente à fábrica para assegurar que nenhuma maquinaria era retirada.

25 anos de prisão para trio que atirou mulher ao rio

O trio homicida que atirou, em Fevereiro de 2010, uma mulher ao rio Cávado, na Pousa apanhou pena máxima – 25 anos de prisão. O acórdão condenou-o ainda ao pagamento de uma indemnização de 266 mil euros à filha da vítima.

Falso padre condenado a prisão

O Tribunal de Santo Tirso condenou o falso padre de Aguiar a dois anos e meio de prisão com pena suspensa, pelos crimes de usurpação de funções e burla qualificada.

PJ deteve suspeitos de homicídio

A PJ deteve cinco pessoas, por suspeita da morte de um empresário, a tiro de caçadeira. O corpo da vítima foi encontrado amarrado a um poste de cimento, atirado a uma lagoa em Fragoso.

Jovem de 14 anos violada

Uma jovem de 14 anos terá sido violada, durante vários meses, por um indivíduo de 37 anos. Depois de presente a primeiro interrogatório, o suspeito saiu com termo de identidade e residência.

Ladrões espancaram e tentaram violar idosa

Em Quintiães, uma idosa, de 72 anos, foi assaltada, espancada e sofreu ainda tentativa de violação. Na altura, a GNR disse que este não teria sido caso único.

Mãe e filha assassinadas

Mãe e filha foram assassinadas pelo próprio pai da menor. O duplo homicídio, seguido de suicídio, ocorreu depois da mulher de 30 anos, natural de Carreira, não ter resistido aos graves ferimentos provocados por espancamento, seguido de um tiro na cabeça. O autor do crime, há muito que estava referenciado pela GNR.

Homem morre esmagado numa vala em Roriz

Um homem morreu esmagado, minutos depois de ter entrado numa vala, em Roriz.

A vítima ainda conseguiu pedir socorro, mas de nada serviu o auxílio prestado.

Acidentes de viação

Um homem morreu, depois de um aparatoso despiste em Silveiros. Um homem matou a mulher ao estacionar o carro na garagem, em Vila Cova. Mais mortes a marcar 2011: uma ocorrida na sequência de um acidente entre uma mota e uma carrinha, que causou a morte a uma idosa, em Grimancelos. A outra em Perelhal, um jovem, com carta há duas semanas, acabaria por atropelar mortalmente um idoso. O outro idoso foi mortalmente atropelado, em Oliveira, alegadamente por um jovem, que ter-se-á posto em fuga.

Afogamentos

Um jovem de 16 anos, de Arcozelo, morreu afogado no rio Cávado, junto ao Açude de Santo António de Vessadas. A vítima tinha ido a banhos com um amigo, e acabou por ser este que deu o alerta aos BV Barcelos. No verão, um emigrante acabou também por perder a vida nas águas do Cávado, depois de ter entrado no rio para salvar dois jovens, o filho de sete anos e a filha de um casal amigo de 17 anos.

Incêndios

O ano de 2011 foi marcado por diversos incêndios, um pouco por todo o concelho. Em Aguiar, um fogo suspeito destruiu um anexo de uma habitação e, em Cossourado e Aborim, duas habitações estiveram em risco. Carapeços, Abade de Neiva, Barqueiros, Faria, Fornelos e Vila Seca foram notícia diversas vezes devido aos incêndios que lavraram no verão. Em Panque, a PJ deteve um jovem por suspeita de fogo posto.

Bombeiros Voluntários

Vítor Coutinho assumiu a presidência da direcção da Associação dos BV Barcelos, para o biénio 2011/2012. A cerimónia ficou marcada pelo anúncio da criação de um gabinete de psicologia. E Licínio Santos, comandante dos BV Barcelinhos, foi nomeado comandante operacional municipal. A nomeação foi polémica, porque Costa Gomes fez a escolha sem ter em consideração a opinião das corporações de Viatodos e Barcelos, que defendiam uma nomeação em regime rotativo.

 

DESTAQUE:

Ao longo de 2011, vários foram os estabelecimentos comerciais alvo de assaltos, desde caixas multibanco, bancos, quiosques, nada escapou aos ladrões.

+

Missões solidárias

Durante o ano de 2011, multiplicaram-se as iniciativas de solidariedade. A SOPRO desdobrou-se em acções para angariar dinheiro em missões por Moçambique e Brasil. Os Rotary entregaram uma ambulância, roupa e brinquedos em Cabo Verde. Também a SP-Team velou a cabo uma missão solidária a Marrocos.

-

Metade das crianças do concelho precisa de subsídio

Metade das crianças que estão inscritas nas escolas primárias do concelho precisa de subsídio da Câmara para as refeições nas cantinas. Segundo os números do executivo, 2505 alunos – de um universo de 5150 – do ensino pré-escolar e 1º ciclo recebem esse apoio.

Olga Costa

 

CULTURA

Livros

De entre os livros apresentados em 2011, José Ilídio Torres lançou mais uma obra: "O Amor É Um Tema Batido". O vencedor da primeira edição dos Troféus Milho-Rei lançou o 9º livro. Helena Osório bisou e apresentou duas obras em Barcelos: a primeira "Viagens De José Pelo Mundo Dos Sonhos" e depois: "Quem Chama Pela Fada Do Galo Preto?".

Conferências

O Ciclo de Conferências e Religião, promovido pela Câmara Municipal de Barcelos começou o ano de 2011 com o repórter da SIC, Henrique Ciberman. Mas muitos outros se seguiram, num ciclo que foi abordando um variado leque de temas. A ACIB deu também início a um ciclo de conferências com eurodeputados. Nuno Melo, do CDS-PP, José Manuel Fernandes, do PSD, Ilda Figueiredo, da CDU, Miguel Portas, do BE e Elisa Ferreira, do PS, foram os convidados.

Exposições

O mês de janeiro foi próspero em cultura, nos primeiros dias do ano foi inaugurada a "maior exposição de sempre sobre Jerónimo". Ao todo foram 180 obras deste pintor barcelense, numa mostra intitulada "Até Morrer De Azul – Cinco Espaços Cinco Décadas". As várias peças espalhadas pela Galeria de Arte foram feitas em aço, acrílico, bronze e pedra. "Inês De Castro A Rainha Morta E Outras Personagens Desencantadas", de António Saint Sivestre foi uma das exposições que mais marcou pela diferença na Galeria Municipal de Arte de Barcelos.

Música

Mais uma vez, o festival Milhões de Festa voltou a juntar milhares de pessoas na cidade do Galo. Ao longo de três dias, passaram por Barcelos mais de 70 projectos musicais e colocou o festival na rota dos grandes eventos musicais. A 4ª edição do Festival GSM Fest 2011, que procura ajudar o núcleo de Barcelos da Associação de Paramiloidose, não teve a adesão esperada. Pelos três palcos espalhados nas Termas do Eigoro passaram cerca de 40 bandas. Em 2011, ocorreu, ainda, a VII Edição do Souto Rock, em Roriz, e o festival Cellos Rock, que, em 2011, ficou marcado por uma adesão que caiu para metade. A organização deste festival nascido em Areias S. Vicente, vai, por isso, repensar a continuidade do festival. O ano de 2011 ficou também marcado por grandes conquistas para a música barcelense: o oboísta Samuel Bastos foi um dos 336 finalistas da segunda edição da Orquestra Sinfónica do YouTube. O barcelense foi selecionado entre 10 mil candidatos. Apesar de finalista, o jovem de Oliveira acabaria por não ficar entre os 104 eleitos para tocarem na Casa da Ópera de Sidney, Austrália.

Festivais de Folclore

Decorreu o XXXI Festival Internacional de Folclore do Rio, que contou com a participação de grupo vindo do Chile, República Checa, Brasil, Bolívia e Geórgia. A iniciativa organizada pela Rancho Folclórico de Barcelinhos, homenageou ainda Teresa Durães, a mulher que dedicou quase 60 anos ao rancho folclórico de Barcelinhos. Também houve espectáculo em Tregosa, palco do XXI Festival Internacional de Folclore Águias do Neiva. A iniciativa contou com a participação do grupo folclórico do Chile e da República Checa. A organização levantou o véu daquilo que podemos encontrar este ano: a actuação das duas dezenas de alunos da escola de folclore de Tregosa.

Feira do Livro

Pelo segundo ano consecutivo, a Feira do Livro voltou a realizar-se na Avenida da Liberdade e no Largo da Porta Nova. Ao todo, foram 80 editoras que marcaram presença no evento. A 29ª Feira do Livro foi ainda ocasião para o lançamento de diversos livros de autores barcelenses, que foram destacados. Ainda em 2011, a ACIB lançou um livro de oito metros de comprimento por dez de largura, com o objectivo de entrar para o Guiness, como o maior do país. A iniciativa quis assinalar a Semana da Leitura.

No âmbito da Literatura, é de destacar o Prémio Literário do Município de Barcelos 2011, atribuído a Flávio Lopes da Silva, também já galardoado com o Troféu Milho-Rei.

Mostra de Artesanato

A 29ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos marcou mais uma grande semana em Barcelos, dando palco a 98 artesãos e sete produtores de vinho, o evento viu o número de visitantes crescer. A edição de 2011 ficou ainda marcada pelo fim da Rainha do Artesanato e pelo surgimento da Gala do Artesanato, que viu premiados os melhores artesãos do concelho, com destaque para Júlio Alonso, que recebeu o prémio Carreira.

Art & Tur

O 4º Festival de Filmes de Turismo – Art & Tur – trouxe a Barcelos quase três centenas de filmes, divididos por 20 categorias e oriundos de 39 países. A edição contou, pela primeira vez, com uma secção de filmes em 3D. O realizador barcelense, Carlos Araújo, arrecadou o 3º lugar, na categoria de Turismo Religioso, com o filme "Os Caminhos Nunca Acabam". Também barcelense, Marco Neiva ficou em 3º lugar, com a película "Viana do Castelo Fica no Coração 3D".

 

DESTAQUE:

Tony Carreira, a Batalha das Flores e a Procissão das Cruzes foram os momentos altos da Festa das Cruzes. Ao todo, foi mais de meio milhão de pessoas a passar por Barcelos.

+

"Troféus Milho-Rei"

Além dos dez prémios habituais, a edição de 2011 dos Troféus Milho-Rei contou ainda com os troféus Evento do Ano, atribuído ao festival Milhões de Festa, e Mérito Empresarial, entregue à ACIB. Carvalho da Silva recebeu o Grande Prémio do Júri, o único que não foi a votos. O secretário-geral da CGTP é natural de Viatodos.

-

Câmara acabou com Subscuta

Surgiu em 2005 e foi cancelado em 2011, o Subscuta acabou por falta de dinheiro. Só em 2011, custou cerca de 75 mil euros. Ao longo dos anos, o programa trouxe a Barcelos mais de 150 projectos musicais, como Cátia Guerreiro, Camané, Óquestrada, Jorge Palma ou Mafalda Arnauth, a preços verdadeiramente convidativos.

Olga Costa

 

DESPORTO

Gil Vicente sobe e sagra-se campeão

Nos apontamentos do "Almanaque"/2010 titulámos a peça "Gil Vicente: é hora de subir", e, curiosamente, foi isso mesmo que aconteceu, numa época recheada de bons resultados desportivos para o clube dado que também conseguiu a subida aos nacionais da equipa de juvenis, sob o comando de Sá Pereira.

Para além destes êxitos há a salientar que o clube levou a efeito uma justa homenagem a João Trigueiros, aos jogadores que representaram o Gil nos anos 50/60 e, também, aos associados mais antigos, com mais de 25 e 50 anos, um gesto relevante e de gratidão.

Também nos tribunais o Gil saiu vencedor no "Caso Mateus". O Tribunal Administrativo Central do Sul decidiu dar razão ao clube, restando ainda para a FPF uma última instância, o Supremo, estando previsto para 2012 o final deste polémico caso que prejudicou o Gil de forma desportiva e financeira.

Casa do Povo Martim subiu à I Divisão

Depois de ter descido de divisão e competido no Campeonato de Promoção a equipa feminina da Casa do Povo de Martim regressou ao primeiro escalão do futebol nacional.

Santa Maria consegue manutenção

De forma brilhante, o Santa Maria FC, que no final deste ano comemorou 68 anos de vida ao serviço da juventude, sob o lema "Formar para Vencer", conseguiu de forma meritória a manutenção. Os objectivos propostas foram alcançados.

Martim inaugurou complexo desportivo

Uma boa notícia para os adeptos e simpatizantes do Académico FC de Martim e da equipa feminina da Casa do Povo, que com imensa satisfação viram terminadas as obras e posterior inauguração do seu novo complexo desportivo.

AF Braga

Com as dificuldades de sempre, as direcções dos clubes tentam fazer o seu melhor. Assim, estiveram em destaque na época 2010/2011, as equipas dos seguintes clubes que se sagraram campeãs: Os Andorinhas (juniores e juvenis), Bastuço S. João (iniciados), Gil Vicente (juvenis, (iniciados, que conquistaram o Troféu Emídio Magalhães).

Futebol Popular

Na época 2010/2011 o campeão da I Divisão foi a equipa do Carapeços, que também foi campeã no escalão de juniores. Na II Divisão o Fonte Coberta sagrou-se vencedor e subiu ao escalão principal, acompanhado pelas formações do Leões da Serra e Lijó. As equipas do S. Martinho, Águas Santas e Paradela foram despromovidas à II Divisão. No campeonato feminino, o Leocadenses revalidou o título.

Nas taças da cidade, as equipas de Sta Leocádia são verdadeiras "papa-taças". Os seniores venceram a Taça Cidade de Barcelos, ao bater o Carapeços, por 3-0. Na Taça José Fernandes, voltaram a encontrar-se, com as duas formações com novos treinadores – Ruca pelo Carapeços, Miguel Sá Pereira pelo Leocadenses – e o Leocadenses voltou a bater o rival, desta feita por 2-1.

Basquetebol

O ano transacto será sempre um ano para recordar para o Basquete Clube de Barcelos. A formação minhota subiu à Liga Profissional, venceu a Taça da Federação e chegou à final do Troféu António Pratas. Faltou mesmo o título de campeão da Proliga que foi ganho pelo Terceira Basket.

O feito da subida foi alcançado em Torres Vedras, onde o BCB derrotou a equipa local por dois pontos de diferença, numa altura em que faltavam apenas sete segundos para o final do jogo e a bola entrou no cesto mesmo ao soar do sinal.

Em femininos o BCB também disputou a principal divisão de basquetebol, sendo a única associação em Portugal Continental a ter os dois escalões na Liga.

Hóquei em Patins

A temporada 2010/11 para o Óquei de Barcelos foi positiva, isto se tivermos em conta que o principal objectivo foi alcançado, ou seja, a manutenção. Os barcelenses terminaram a época na nona posição, com 38 pontos, a 44 do campeão nacional, o FC Porto.

Quanto às camadas jovens no concelho, o destaque vai inteirinho para a ADB/Campo que se segrou campeão nacional em Infantis. Os barcelenses levaram a melhor sobre o FC Porto, Sporting e Física de Torres Vedras na final-four que se disputou no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Atletismo

Rafael Vilas Boas conquistou o Ouro nos jogos da Federação Internacional Desportiva do Ensino Católico e ainda na 12ª Athletic Cup "Jean Humbert", na Polónia.

Voleibol regressa

A modalidade regressou ao concelho pelo Voleibol Clube de Barcelos após mais duas décadas de interregno.

Jetski

Rui Sousa foi campeão nacional, campeão do mundo na classe novice ski limited, nos Estados Unidos.

BTT

Destaque para a modalidade com milhares de participantes no BTT 5 Cumes, no Raid dos Melões promovido pelos Amigos da Natureza e BTT da Tregosa.

Supercross

Joaquim Rodrigues foi Campeão Nacional.

Rally

Nuno Ralha foi vice-campeão nacional na classe 2000. 103 pilotos participaram no 3º Rali de Barcelos.

AM

Destaque para a expedição ao Kilimanjaro, na Tânzania e para o ultra trail.

Atletismo

Realizou-se mais uma edição da prova do Nucleo Desportivo da Silva. Em Tregosa, prova mais participada de sempre com 500 atletas.

Pentatlo Moderno

Rego agrou-se campeão nacional absoluto de pentatlo moderno com vista às olímpiadas de 2012, em Londres.

 

DESTAQUE:

Depois de permanecerem 5 épocas na Liga de Honra, os gilistas festejaram de forma exuberante a subida.

+

Basquete Clube de Barcelos sobe à Liga Profissional

Apenas com jogadores portugueses, o Basquete Clube de Barcelos subiu à Liga Profissional, feito que os minhotos perseguiam há muito tempo. Também conquistaram a Taça da Federação e estiveram na final do Troféu António Pratas. Já nesta época os barcelenses entraram bem na Liga e mereceram muitos elogios por parte das outras formações.

-

Barcelos tem campeões mas os clubes não têm contrapartidas

São muitas as equipas que se sagraram campeãs dos respectivos campeonatos e atletas que se notabilizam em modalidades e ainda jogadores que se têm revelado a nível nacional e internacional. Apesar de todo este trabalho, a Câmara não tem correspondido a todo este esforço porque não existem espaços desportivos que permitam um trabalho com melhor apoio.

M.V./D.C./T.R./C.O.P.

 

Autor: Redacção
Quinta-feira, 05 de Janeiro de 2012 - 16:17:04

Notícias relacionadas
05-01-2017: Almanaque 2016
07-01-2016: Almanaque 2015
09-01-2015: Almanaque 2014
17-01-2014: Almanaque 2013
03-01-2013: Almanaque 2012
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
COMENTÁRIOS
Esta notícia ainda não foi comentada.
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
 
 
Termos de utilização  |  Política de privacidade  |  Contactos | Informação institucional - Lei da transparência