Este espaço publicitário pode ser seu
Primeira página  |   Publicite connosco  |   Favoritos  |   Classificados  |   Estatuto Editorial  |  Login  | Registo Domingo, 20 de Agosto de 2017
Actualidade Política Concelho Cultura Desporto Entrevista Participe Nós
 

O que de mais importante se passou no ano passado
Almanaque 2012

As principais notícias de 2012.

Mais do que falar da inoperância da Câmara ou da sua falta de capacidade em mostrar obra, importa aqui recordar as vítimas dos homicídios registados no concelho ao longo de 2012.

Não nos atrevemos a adiantar que a crise será a principal responsável pelo aumento desmesurado deste tipo de criminalidade violenta entre nós, por ausência de estudos consistentes, mas que algum efeito terá, disso não haverá dúvida. A tendência, essa, é para um acentuar da violência. São sinais preocupantes dos tempos que correm.

(José Santos Alves)

 

Política

PS recusa inscrição de militantes e ataca Albuquerque

Depois de sair da chefia de gabinete do presidente da Câmara, João Albuquerque é atacado violentamente pelo PS. O partido recusou a inscrição de 620 militantes (só aceitou dois) e acusou Albuquerque de querer destruir o presidente e afastar Domingos Pereira da liderança do partido.

Só Constantino enfrentou Domingos Araújo e acabou "esmagado" nas eleições

O eterno "delfim" de Fernando Reis teve um ano atípico: chegou à liderança do PSD com uma vitória esmagadora (78 por cento) sobre o único opositor que foi a votos, Mário Constantino. Chegou a vereador, mas nunca conseguiu controlar o partido na Assembleia Municipal.

Governo manda fechar CNO’s da ACIB e ETGB

O Governo retirou as transferências para os Centros de Novas Oportunidades da ACIB e da ETGB. Deputados do PS na Assembleia da República acusaram a coligação PSD/CDS de usar critérios "partidários".

Despachos ilegais das Câmaras PSD e PS, acusou IGAL

A Inspecção-Geral da Administração Local concluiu que Fernando Reis, Manuel Marinho, Costa Gomes e Domingos Pereira assinaram despachos ilegais.

Água provoca divergências à esquerda

A questão da condenação da Câmara provocou a grande divergência pública entre BE e PCP. Mário Figueiredo acusou o BE de fazer um "frete" ao executivo PS ao propor um referendo. O bloquista respondeu ao comunista, dizendo que a proposta de rescisão unilateral do contrato de concessão é uma "loucura".

Ex-assessora jurídica de Reis apresenta queixa-crime contra Costa Gomes

Fátima Prata, ex-assessora jurídica da Câmara PSD, arguida no processo da água, avançou com uma queixa-crime contra Costa Gomes por "abuso de poder".

Vereadora quis liderança do PS mas recuou

Ana Maria Silva, vereadora da Acção Social, tentou uma candidatura à liderança do PS, mas sentiu-se ameaçada e recuou. Domingos Pereira foi reeleito em lista única.

Câmara trava aumento da água em 6 por cento

A Águas de Barcelos notificou a Câmara de que iria aumentar a água em 6 por cento, em Maio, mas o executivo PS acabou por não permitir. Entretanto, a "guerra" continuou com a AdB a reter verbas da recolha do lixo, obrigando a Câmara a accionar a garantia bancária da concessão para recuperar esse dinheiro.

Offshore ligada a Júlio Iglésias diz que município lhe deve dinheiro

Numa história recambolesca, uma offshore com ligações a Júlio Iglésias veio reclamar 225 mil euros ao município, por uma alegada dívida pelos serviços prestados pelo cantor durante a inauguração do Estádio Cidade de Barcelos. O evento foi organizado pela EMEC, presidida, na altura, por Domingos Araújo.

Referendo sobre fusão de freguesias aprovado... e chumbado

O Tribunal Constitucional chumbou a proposta de referendo local sobre a fusão de freguesias, proposto pelo BE e que tinha sido aprovado pela Assembleia Municipal.

Os desvios de Costa Gomes na PPP e os 17 milhões de indemnização

Foram também noticia os desvios de mais de 100 por cento nas obras da Parceria Público Privada, assinados pelo actual presidente da Câmara. Costa Gomes desmentiu e denunciou haverem actas falsas nas reuniões da Barcelos Futuro. Entretanto, há semanas, a BF avançou com um pedido de indemnização de 17 milhões de euros, também em sede de Tribunal Arbitral.

Marinho confirma candidatura a presidente da Câmara

Confirmando o que já tinha sido noticiado pelo BP, Manuel Marinho apresentou-se, publicamente, como candidato a presidente da Câmara, prometeu 30 milhões de euros em obras e foi "eleito" o alvo preferido dos ataques do PS e de Costa Gomes.

PSD e CDS distribuem cargos políticos

Mudam-se os Governos e as práticas de clientelismo mantêm-se: ex-assessores da Câmara ligados a Fernando Reis colocados à frente de agrupamentos de centros de saúde. José Cardoso abandonou a presidência da concelhia do CDS depois de uma nomeação para o mesmo cargo.

Administrador e vereadora perdem mandatos

Carlos Magalhães, administrador da EMD nomeado pelo PS e Cristiana Dias, vereadora do PSD, viram o tribunal condená-los a perda de mandatos por falharem na entrega das declarações de rendimentos no Tribunal Constitucional.

Disparos contra carro de adjunto do presidente da Câmara

Vasco Real, sobrinho e adjunto do presidente da Câmara, viu o seu carro ser alvejado a tiro. A PJ está a investigar as razões, mas o executivo e o PS apressaram-se em vir a público dizer que o ataque tem razões políticas.

António Ribeiro sentiu-se ameaçado e suspende mandato

Depois de ouvir Domingos Pereira e Costa Gomes, na Assembleia Municipal, a lembrar-lhe que é dirigente da APACI, associação apoiada pela Câmara, António Ribeiro sentiu que podia estar a prejudicar a instituição e suspendeu por seis meses o lugar de deputado.

DESTAQUE:

Tribunal Arbitral condena a Câmara a pagar 172 milhões de euros à Águas de Barcelos. 37 milhões teriam de ser pagos em 30 dias mas a sentença ainda não foi executada. Fernando Reis foi constituído arguido.

+

Austeridade do Governo obriga à protecção dos pobres

A política de austeridade levou ao aumento da pobreza. As instituições locais serviram de "almofada", com a Santa Casa a abrir uma cantina social que alimenta 80 pessoas, e a Câmara, a Junta e a Paróquia de Arcozelo a garantir o pequeno-almoço a 55 crianças.

-

Confrontos físicos na Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal sobre a condenação da Câmara no processo da água foi adiada devido a confrontos físicos e insultos entre público, seguranças, assessores da Câmara e deputados. O espaçou lotou e Costa Gomes mandou encerrar as portas do edifício.

Pedro Granja

 

Concelho

Pontes sem trânsito em Macieira e Martim

Populações descontentes com lentidão de Câmara e Juntas no arranjo de pontes que ficaram danificadas depois do temporal de 2011, em Macieira e Martim. No primeiro caso, foi cortado o trânsito automóvel há cerca de um ano. A Junta de Freguesia é liderada pelo vice-presidente do PSD, José Novais, e os populares dizem que o imbróglio se deve a razões partidárias.

APACI lança Lar Residencial em S. Veríssimo

Em Fevereiro é assinado o auto de consignação da obra de construção de um Lar Residencial/Centro de Actividades Ocupacionaos da APACI, em S. Veríssimo, que prestará apoio a cerca de 40 utentes.

Glockenwise disputaram prémio com Adele

Os barcelenses dos Glockenwise foram os únicos representantes portugueses na disputa do prémio para melhor álbum europeu independente. Não venceram, mas foram nomeados numa lista de 22 artistas, entre eles a britânica Adele.

Cientista da Pousa premiada pelo parlamento britânico

Renata Gomes, natural da Pousa, recebeu, aos 26 anos de idade, um prémio atribuído pelo parlamento britânico, na categoria de trabalhos científicos relaccionados com a Biologia.

Manifestações contra tourada

Foram várias as manifestações contra a realização de uma tourada em Barcelos, que tinha como objectivo angariar fundos para os BV de Barcelos, que acabaria por ter lugar em Maio.

Alvito S. Pedro contra fecho da Extensão de Saúde

Em Junho, Alvito S. Pedro saiu à rua e manifestou-se contra o fecho da Extensão de Saúde da freguesia.

30 mil barcelenses não consomem água pública

Segundo um estudo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, há cerca de 30 mil barcelenses que não consomem água pública.

AdB acusada de vender água sem tratamento

A delegação de Barcelos da Associação de Consumidores de Portugal (ACOP) também acusou a AdB de ter vendido água sem tratamento.

João Albuquerque chega a presidente da ACIB

Depois da polémica judicial, o tribunal decide pela realização das eleições na ACIB, com lista única, e João Albuquerque chega a presidente, em Julho.

Mulher mais velha de Portugal em Encourados

Também em Julho, o BP noticiava que a mulher mais velha do Portugal vivia em Encourados, depois de ter nascido, há 110 anos, em Sequeade.

Presidente da Junta de Macieira acusado de peculato

José Novais, presidente da Junta de Macieira de Rates e vice-presidente do Partido Ssocial Democrata, é acusado pelo Ministério Público de peculato durante a sua gestão na Cruz Vermelha.

Novo Carvalho da Ponte secou

Depois da polémica decisão da Câmara, o novo Carvalho da Ponte pouco tempo resistiu em Barcelinhos e secou.

Freiras abandonam Casa do Menino Deus

Depois de 80 anos de ligação, as freiras abandonaram a Casa do Menino Deus.

Estado despeja inquilino morto

O Bairro Barcelos II, em Arcozelo, foi notícia por um caso insólito: o Estado notificou, em Julho, um inquilino de que seria despejado pelo não pagamento das rendas. No entanto, a pessoa e em questão já tinha morrido... há 12 anos.

Hospital passa para a Misericórdia e Barcelos fica sem unidade pública

O Hospital de Barcelos será devolvido à Misericórdia em 2013 e o provedor disse que com esta entrega não se iria falar na construção do novo hospital público em Barcelos nos próximos 20 anos.

Primeira unidade móvel para a saúde mental

Barcelos foi a primeira cidade do país a receber uma unidade móvel de apoio à saúde mental, infraestrutura entregue à Unidade Paul Adam Mckam.

Câmara não vai à inauguração do Centro Social de Remelhe

O Centro Social de Remelhe é inaugurado sem a presença da Câmara, que acusa a instituição de ser partidarizada, acusação devolvida pela presidente do Centro.

Vaias e insultos na inauguração da estátua de D. Nuno

Foi com grande aparato e polémica que a Santa Casa inaugurou a estátua a D. Nuno. A presença de Paulo Portas, que não se confirmou, motivou a adesão de muitos manifestantes que acabaram por insultar e vaiar as personalidades convidadas para a cerimónia.

3200 candidatos para 20 vagas na Câmara

Em Novembro a Câmara lancou concursos públicos para admissão de 20 funcionários. Concorreram 3200 candidatos numa autêntica corrida ao "ouro".

Tribunais de Barcelos são dos piores do país

Em Dezembro, um relatório da Associação Sindical dos Juizes Portugueses sentenciou: o Tribunal Judicial e o de Trabalho são dos que apresentam piores condições em Portugal.

DESTAQUE:

Barcelos recusou apresentar uma proposta sobre a Reforma da Administração do Poder Local e, como impunha a Lei, foi Lisboa a decidir o número de freguesias a reduzir/agregar. Apesar dos protestos, o novo mapa já está desenhado: o "maior" concelho do país perde 28 freguesias, ficando com 61.

+

Solidariedade

A onda de solidariedade por João José, bebé de 8 meses portador de leucemia, foi um exemplo do espírito altruista dos barcelenses. O caso do menino de Barcelos provocou filas intermináveis na recolha de dadores de medula óssea, levando, também, aos apelos por parte do guarda-redes do Liverpool.

-

Câmara pôs concelho às escuras

Numa decisão polémica e bastante contestada, a Câmara decidiu cortar a iluminação pública a partir das 2 da madrugada, alegando poupar cerca de 500 mil euros anuais. A população sentiu-se insegura, autarcas contestaram e, a um ano das eleições, o executivo decide recuar.

Pedro Granja

 

SOCIEDADE

Desemprego e falências

O desemprego continuou a marcar a vida dos barcelenses: a empresa Malhas Eical, em Mariz, encerrou portas e mandou para o desemprego quase 200 trabalhadores. Também a Pesonal, Têxteis Publicitários, da Silva fechou. Já na Texmim, em Lijó, 80 trabalhadores suspenderam os contratos. De Janeiro a Outubro, entraram em tribunal 150 pedidos de insolvência de empresas. A União de Sindicatos de Braga estima que, só no têxtil, poderão ir para o desemprego cerca de mil pessoas.

Acidentes – três mortes com tractores

O ano começou da pior forma para um homem da Lama. O sexagenário perdeu uma mão na noite de passagem de ano quando tentava reacender o rastilho de um foguete. Mas foram os acidentes com tractores que marcaram o ano: em Alvelos um homem morreu, depois de ser esmagado por um tractor; pouco depois, a tragédia repetiu-se em Abade de Neiva e em Carvalhal. Em Agosto, um homem morreu, em Vilar do Monte, desta vez esmagado entre um muro e uma carrinha.

Ex-casal "euro milhões"

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou aquilo que a Relação de Guimarães tinha sentenciado, a divisão dos 15 milhões de euros em partes iguais para o ex-casal de namorados. O processo arrastava-se há cinco anos.

Arrumador assassinado

Um homem foi barbaramente assassinado, na obra inacabada da Frente Ribeirinha. O homicídio terá sido provocado por conflitos entre arrumadores de carros.

Empresário morto a tiro

Um homem foi encontrado morto, com um tiro nas costas, numa garagem, em Arcozelo. Ajustes de contas ou um relacionamento extra conjugal poderão estar na origem do crime.

Morto a tiro pelo cunhado

Um homem de 62 anos foi assassinado pelo cunhado, em Fornelos, com um tiro de caçadeira no pescoço. Partilhas poderão justificar o crime.

Empresário assassinado com três tiros

Um empresário de 71 anos de Rio Côvo Sta. Eulália, foi assassinado com três tiros, dois na cabeça e um nas costas.

Detido por tentativa de homicídio

Um homem de 64 anos foi detido por suspeitas de tentativa de homicídio de duas mulheres em Fragoso, uma delas era sua esposa.

Idoso morre carbonizado

Ao que tudo indica, terá sido um cobertor eléctrico a causa do incêndio numa habitação em Macieira que provocou um morto de 82 anos. A vítima ficou totalmente carbonizada.

Homem morreu esmagado por uma árvore

Em Lijó, um homem morreu depois de ter sido atingido por um pinheiro. A vítima foi encontrada por um familiar cerca de uma hora depois.

Idosa espancada por assaltantes

Uma idosa de 86 anos, de Carvalhas, foi assaltada e violentamente espancada por dois homens encapuzados. Os assaltantes não levaram nada de valor.

Assaltos a multibancos

Em Fevereiro, Chorente acordou para aquele que viria a ser o primeiro assalto de 2012 a uma caixa multibanco. Os três encapuzados chegaram ao dinheiro. Também em Cambeses, uma ATM, acabada de carregar, atraiu os assaltantes. Além do roubo do dinheiro, a explosão causou danos numa pastelaria a paredes meias com a caixa. Também na Silva, o multibanco não resistiu aos assaltantes, mas desta vez não chegaram ao cofre. Em Setembro, também a ATM de Góios foi alvo de tentativa de assalto. O gás voltou a ser o meio utilizado. No mês seguinte, um grupo de indivíduos limpou o cofre de uma dependência bancária em Galegos S. Martinho. Em Novembro, a PJ deteve seis homens acusados do assalto a mais de 20 ATM em vários concelhos, dos quais Barcelos. Ao longo do ano, foram vários os espaços comerciais alvo de assaltos, com prejuízos de milhares de euros. O facto de a cidade ter ficado sem luz pública a partir das 2h terá contribuído para encobrir os assaltantes.

Detenções

O ano começou com a detenção de um homem de 40 anos, em Arcozelo. O indivíduo, que já tinha estado preso, foi capturado depois de uma perseguição. Na sua posse tinha 700 doses individuais de heroína, 1500 euros e uma balança de precisão, mas a maior apreensão de 2012 estava reservada para Julho. As autoridades apreenderam mais de 70 kg de droga, nas freguesias de Faria e Manhente. A GNR deteve dois irmãos, de Carvalhal, conhecidos como "Pombas" acusados de 37 crimes de furto qualificado.

"Falso padre" detido

Em Maio, foi detido o "falso padre", que andava fugido há vários anos. Natural de Aguiar, Agostinho Caridade foi encaminhado para a cadeia de Viana do Castelo pelo não pagamento de uma multa. Agostinho tinha sido condenado a dois anos e meio de pena suspensa pelos crimes de usurpação de funções, e burla qualificada. Celebrou missas, casamentos, baptizados e funerais.

Incêndios

Os fogos voltaram a não dar tréguas às três corporações do concelho. Os Vales do Neiva e de Tamel foram assolados pelas chamas: em apenas dois dias, o fogo consumiu mais de 1500 hectares de floresta.

Bombeiros

O comandante dos BV de Viatodos cessou funções. Joaquim João esteve no cargo 19 anos e figura agora no Quadro de Honra. O cargo foi ocupado por José Ferreira de Carvalho. Na corporação de Barcelinhos, o comando foi assumido por José Beleza Ferraz. Dois bombeiros da mesma corporação salvaram a vida de uma bebé, em Adães, que estava em paragem cardio-respiratória, também em Arcozelo, dois homens da corporação de Barcelos ajudaram uma bebé a nascer.

DESTAQUE:

O juiz decretou penas de prisão entre os 18 e os 25 anos para cinco dos seis arguidos acusados do homicídio de um empresário numa mata em Palme.

+

Um Dia Pela Vida

Barcelos aderiu ao programa Um Dia Pela Vida, iniciativa que pretendia informar, educar e apoiar as comunidades locais na angariação de verbas para os programas de prevenção da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ao fim de quatro meses, os mais de mil voluntários juntaram cerca de 85 mil euros.

-

Barcelos perdeu 8 mil crianças

em 20 anos

De acordo com a Carta Social do Município, o concelho perdeu 8 mil crianças em duas décadas. O valor representa em queda de quase 30%. Entretanto, o número de pessoas com mais de 65 anos aumentou em cerca de 5 mil. O mesmo documento deu conta da existência de 124 deficientes em lista de espera para receberem apoio.

Olga Costa

CULTURA

Livros

O Auditório da Biblioteca foi palco da apresentação de vários livros, muitos deles escritos por autores da terra: José Ilídio Torres deu espaço a "4 Histórias De Pais & Filhos", parte da verba da venda da obra reverteu a favor da APACI; outra obra solidária foi a do comendador Arménio Miranda, com um livro 100% solidário. A venda de "Ignorância – Apologia da Ignorância Positiva" reverte totalmente a favor do Centro Zulmira Pereira Simões; Nuno Sousa lançou-se na literatura pela primeira vez com "Sentimento Consentido"; "Memórias Do Caminho Que Traço", do barcelense de Santa Leocádia, Francisco Pereira foi outro exemplo; nos destaques realce ainda para "A Igreja Velha Da Misericórdia De Barcelos", da autoria de José Ferrão Afonso.

Teatro

Tal como na literatura, também no teatro os grupos amadores estiveram em evidência: Barcelos foi palco de mais uma edição da Festa de Teatro, com 21 espectáculos. O Festival de Teatro de Barcelos contou com mais de uma dezena de encenações. Ao longo do ano, um pouco por todo o concelho, os grupos encenaram dezenas de peças. Barcelos viu, ainda, nascer um novo grupo, os PTMovement.

Exposições

A Sala Gótica dos Paços do concelho foi palco de diversas exposições: "Olaria Do Norte De Portugal: Uma Panorâmica" ; "Arte Mistério", ou os 32 esboços de "Estudos De Aguarela", do barcelense Carlos Basto, foram alguns dos exemplos do que de melhor passou pelo espaço. A Galeria Municipal de Arte recebeu também várias mostras: "Configurações", de Benvindo de Carvalho, abriu o calendário de 2012, que encerrou com "Martim: Rastos Da Memória", de José Emídio. "A Nu", de Isabel Negrão ou "Os Quatro Elementos", de Miguel Oliveira, também passaram por lá. Já a Galeria Sment abriu as portas à arte e recebeu mostras com "O.U.T.", de Miguel F.. 2012 marcou também a 2ª edição do Festival Novas artes Associativas, que trouxe aos espaços de culto concertos, exposições e projecções de filmes.

Música

Falar de música é falar da 3ª edição do festival Milhões de Festa. O evento durou mais um dia e atraiu milhares de festivaleiros à cidade. O festival contou com a actuação de 11 bandas do concelho num total de quase 70 grupos musicais que passaram pelos quatro palcos. O ano de 2012 ficou ainda marcado pela 4ª edição do Arredas Folk Fest, em Tregosa, um festival que chamou centenas de pessoas às margens do rio Neiva. Setembro foi o mês do mais antigo festival de rock de Barcelos. O Cellos Rock passou da barragem da Penide para a central de camionagem, com a actuação de quatro bandas. Já Roriz recebeu a 8ª edição do Souto Rock e o CCOB foi palco do Ciclo de Música Rock – Ponto Sonoro. A Zoom também protagonizou momentos importantes. Dentro dos festivais, Barcelos foi palco do 3º Harmos Festival 2012. O evento trouxe quatro concertos de música erudita do melhor que se faz pela Europa. Em bom estado está a música em Barcelos: a banda The Glockenwise foi nomeada para o prémio de melhor álbum europeu independente de 2011, com o trabalho de estreia "Building Waves". Já os La La La Ressonance apresentaram o 3º álbum intitulado "Faust". O ano foi pródigo em novos álbuns: os The Partisan Seed apresentaram "SpiritWalker", já os The BrianScape lançaram "Efeitodefeito" e venceram o Festival de Bandas, inserido no Projecto Artístico, promovido pela autarquia. Os Repressão Caótica apresentaram a sua maquete, ao estilo do "do it yourself". Num outro estilo musical, o jovem oboísta Samuel Basto integrou a Filarmónica de Berlim e a fadista Luísa Vilas Boas apresentou o seu álbum de estreia "Para Sempre". Em 2012, o Conservatório de Música formou a 1ª Orquestra Sinfónica do concelho; o Coral Magistrói celebrou 35 anos e o Grupo Coral de Viatodos apagou 40 velas.

Festivais de Folclore

Há aspectos culturais que marcam a vida de uma cidade e o folclore é um deles. O XXXII Festival Internacional de Folclore do Rio proporcionou viagens aos quatro cantos do mundo com a presença de seis grupos: República Chega, Japão, Espanha, Perú, Venezuela e Indonésia deram um memorável espectáculo nas margens do Cávado. Ao longo de 32 anos, o festival já contou com a representação de mais de 100 países no certame. Tregosa foi também palco do XXII Festival de Folclore "Águas do Neiva", com a presença de cinco grupos. Já o centro da cidade recebeu o XVIII Festival de Folclore – Cidade de Barcelos, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares de Barcelos. A iniciativa marcou também o 20º aniversário do grupo. O folclore está bem e recomenda-se tanto mais que o concelho viu nascer mais um grupo: o Rancho Folclórico de Santa Maria de Gilmonde.

Feira do Livro

A Feira do Livro voltou a marcar o campo cultural, naquela que foi a sua 30ª edição. A iniciativa, sob o lema "30 anos, 30 autores", conseguiu atrair mais de três dezenas de escritores. Na Avenida da Liberdade estiveram os 32 stands. O Campo 5 de Outubro e o Largo da Porta Nova também foram invadidos pela cultura.

Mostra de Artesanato

A Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos é dos eventos que mais pessoas atrai e em 2012 não foi excepção. A 30ª edição deu espaço a mais de uma centena de artesãos, sendo que 72 foram do concelho. A 2ª Gala do Artesanato voltou a ser um dos pontos altos do evento. Júlia Ramalho sucedeu a Júlio Alonso e venceu o Prémio Carreira. Música e boa gastronomia foram prato cheio durante uma semana no Parque da Cidade. Ainda no campo do artesanato, o barcelense Manuel Macedo venceu o primeiro prémio da 6ª edição do Concurso de Ideias Inovadoras para o Artesanato, promovido pela Adere Minho, com a peça "Einstein Com Marie Curie". O estádio Cidade de Barcelos recebeu a 1ª edição da Feira Gastronómica do Galo.

DESTAQUE:

Festa das Cruzes 2012: a organização voltou a apostar na "família Carreira", desta vez em Mickael, mas um dos momentos mais aguardados e participados de todos continua a ser a Batalha das Flores.

+

Art & Tur: número recorde de filmes

O Art & Tur contou com o maior número de filmes inscritos de sempre: 360 películas de 28 países. O melhor filme foi "Soulfood", da Sérvia; o melhor documentário para o Brasil com "48 Hours In Rio" e o melhor filme em 3D ficou em Portugal com "In A Blink Of An Eye – Douro Azul". Carlos Araújo, com "My Cross", venceu o 3º prémio na categoria de filme religioso, na 1ª edição do Finisterra Arrábida Film Festival.

-

Festival solidário GSM suspenso

Depois de quatros anos, o Festival Solidário GSM, não se realizou em 2012 por falta de verbas. Na altura, a organização justificou-se com "a conjuntura económica" e o "inesperado e inexplicável corte do apoio da Câmara Municipal" para o fim do evento de música. O festival era organizado com vista a ajudar o núcleo de Barcelos da Associação de Paramiloidose, conhecida como "doença dos pezinhos".

Olga Costa

 

DESPORTO

Gilistas na Final

da Taça da Liga

com o Benfica

O Gil Vicente habituou-nos ao "tudo ou nada". Surpreende-nos com feitos como aquele que se verificou no final desta época quando disputou a final da Taça da Liga, no Cidade de Coimbra, frente ao Benfica. Com a época 2012/2013 a decorrer, a formação barcelense encontra-se nos quartos-de-final da Taça de Portugal, a prova-rainha do futebol nacional e até ao Jamor vai disputar jogos com o Paços de Ferreira e eventualmente o Benfica. Apesar do valor dos adversários, os gilistas vão tentar fazer um brilharete e a ideia de estar na final do Jamor não é de todo impossível.

Noutra vertente, o "Caso Mateus" promete continuar e fazer correr muita tinta. Ganho o processo relativo ao impedimento imposto pela Federação ao não permitir que a equipa sénior participasse na Taça de Portugal e as equipas de juniores e de iniciados nos respectivos campeonatos nacionais, levou a que o Tribunal desse razão ao Gil Vicente que pelos danos causados exigiu 3 milhões de euros de indemnização. A Federação não quer ressarcir os gilistas dos prejuízos e o clube volta aos tribunais para fazer valer os seus direitos.

Santa Maria prossegue no Nacional

Com altos e baixos, a eqiupa de Galegos Santa Maria vai tentanto manter-se no campeonato nacional da 3ª divisão. A par disto, realce-se o bom trabalho desempenhado com as camadas jovens nomeadamente com os iniciados que subiram ao Nacional.

AF BRAGA

Alvelos subiu à Honra e Martim desceu

A boa nova nos campeonatos distritais prende-se com a subida do Águias de Alvelos que regressou à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga. Também a sua equipa de iniciados subiu à I Divisão distrital.

O Académico de Martim desceu à I Divisão. Ainda no escalão mais jovem e a par do Águias de Alvelos, o Bastuço SJ também subiu à I Divisão. Menos sorte teve o Gil que perdeu na final com o Vilaverdense e a oportunidade de subir ao Nacional.

Futebo Popular

Sempre a crescer de ano após após ano, o futebol popular tem vindo a melhorar em vários aspectos sendo que o aumento no número de equipas participantes é de todo significativo. Para além dos campeonatos séniores da I, II Divisões e futsal feminino, há ainda a preocupação de colocar os mais novos a praticar desporto, o que é de realçar.

Na época terminada em 2012, realce para os campeões da I Divisão, o Leocadenses e, em femininos, o Carapeços. Na II divisão, o "invencível" FC Oliveira sagrou-se campeão. A Taça Cidade de Barcelos foi conquistada pelo Macieira e em femininos, o Carapeços, no jogo da final realizada no sábado passado, no pavilhão municipal de Barcelos, venceu o Midões, por 3-1.

Basquetebol

O ano de estreia do Basquete Clube de Barcelos na Liga Profissional correu na perfeição pois o objectivo da manutenção foi cumprido.

José Ricardo e os seus pupilos foram constantemente elogiados ao longo da temporada pelos adversários, pois em cada partida os jogadores aplicavam-se ao máximo e a presença no play-off só não foi conseguida por muito pouco. Há a registar o abandono da equipa sénior feminina face a problemas financeiros do clube. Quanto à formação, está no bom caminho e alguns títulos regionais foram conquistados.

Hóquei em Patins

Os iniciados do Óquei de Barcelos conquistaram o campeonato nacional nas Caldas da Rainha. Na final os pupilos de Luís Silva derrotaram o Valongo e trouxeram para Barcelos a taça.

Em seniores a permanência foi alcançada. José Fernandes foi despedido e o adjunto Paulo Machado tomou conta da equipa. Dias depois regressou ao leme do clube José Querido, muitos anos depois de ele também ter sido afastado pela mesma forma.

A ADB/Campo, pelo terceiro ano consecutivo, esteve presente na final-four de infantis e alcançou o terceiro lugar.

BTT

Dois barcelenses, Carlos e Paulo Brito, representaram Portugal num dos maiores eventos mundiais de BTT, o Cap Épic, na África do Sul. Milhares de betetistas participaram no BTT 5 Cumes, BTT Trilho dos Moinhos promovidos pelos Amigos da Montanha.

Judo

Noberto Vale (JUBA) foi campeão nacional veteranos.

Motociclismo

O Dia Nacional do Motociclista trouxe a Barcelos quarenta mil motards, numa organização da Associação Moto Galos.

Atletismo

Rafael Vilas Boas (Sp. Braga) e Hélder Costa (S.L. Benfica) destacaram-se. Ambos sagram-se campeões nacionais. De realçar os 800 atletas presentes no GP de Tregosa.

Ultra Maratona

Carlos Sá terminou em 4º o Marathon des Sables, após 250 kms no deserto do Sahara (Marrocos).

Orientação

Joaquim Sousa foi 4º no Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre.

Jetski

Mariana Pontes e Tiago Sousa foram vice-campeões mundiais da modalidade.

Ciclismo

José Gonçalves (Onda Boavista) foi campeão nacional de ciclismo elite e

Bruno Machado (ACR Roriz) venceu a Taça de Portugal em ciclismo de estrada.

Karting

David Figueiredo de 6 anos foi campeão nacional de karting na categoria iniciação.

Dança Desportiva

Miguel Fernandes e Carolina Miranda, campeões da modalidade, foram chamados à selecção nacional.

DESTAQUE:

Gil Vicente FC na final da Taça da Liga, em Coimbra

+

Temos campeões em Barcelos

Carlos Sá é um dos melhores ultra maratonistas do Mundo e dos muitos barcelenses que honram o desporto barcelense. Também Joaquim Sousa, campeão ibérico na modalidade de Orientação, assim como Joaquim Rodrigues (motociclismo), Hélder Costa e Rafael Vilas Boas (atletismo), Mariana Pontes e Tiago Sousa (jetski), Nelson e Tiago Sousa (ciclismo), Patrícia Novais (pesca), Pedro Mendes e Hélder Nunes (hóquei Patins). Temos campeões.

-

Parcerias Público Privadas não avançam e prejudicam os clubes

São vários os projectos no âmbito desportivo inacabados derivado à suspensão da Parceria Público-Privada. Problemas com o Pavilhão de Adães, o Complexo de Martim e de Águas Santas, de Rio Covo Santa Eulália, que está à espera do relvado sintético. E os espaços desportivos para as camadas jovens do Gil? Isto é a imagem do marasmo em que se encontra o desporto no concelho.

Mário Vieira/Toni Rosas/Carla O. Pereira

Autor: Redacção
Quinta-feira, 03 de Janeiro de 2013 - 15:27:38

Notícias relacionadas
05-01-2017: Almanaque 2016
07-01-2016: Almanaque 2015
09-01-2015: Almanaque 2014
17-01-2014: Almanaque 2013
05-01-2012: Almanaque 2011
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
COMENTÁRIOS
De: ramalhete em Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2013 às 15:27:38

e o novais de macieira sempre na mo de cima com crimes atras de crimes....
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
 
 
Termos de utilização  |  Política de privacidade  |  Contactos | Informação institucional - Lei da transparência