Fechar menu

Vitória em Barcelos classifica Portugal para o Europeu

Seleção Sub-19

No dia 25 de março, a Seleção Nacional venceu a Chéquia por três bolas a zero no Estádio Cidade de Barcelos, classificando-se para o campeonato europeu sub-19, em Malta.

A tarde nublada e de chuviscos não se traduziu numa má prestação da seleção portuguesa. A formação de Joaquim Milheiro entrou em campo com André Gomes na baliza; Gonçalo Esteves, Gabriel Brás, João Muniz e Martim Marques a compor o setor defensivo; Dário Essugo, Gustavo Sá e João Neves no núcleo do campo; e, a formar a frente de ataque, Carlos Borges, YoussefChermiti e Hugo Félix.

Do outro lado, a equipa treinada por RadekBejbl apareceu com Adam Dvorak entre os postes; Simon Krejci, OndrejKricfalusi, OndrejCoudek e Lucas Kubr na defesa; Daniel Samek, MatejSin, LukasMasek e LukasAmbros no meio-campo; e, num par ofensivo, Daniel Smiga e Filip Spatenka.

Devido ao empate entre a Croácia e a Suécia, o vencedor deste encontro seria automaticamente apurado para o Euro Sub-19.

Logo aos quatro minutos de jogo, os portugueses demonstraram a sua vontade de marcar presença em Malta. Na sequência duma jogada de Carlos Borges, a seleção ganha um canto. Hugo Félix é quem bate na bola, enviando-a para o meio da área. Lá, no ponto mais alto do aglomerado, aparece Gabriel Brás que, num cabeceamento forte, empurra a bola para o fundo da baliza. Portugal começava o jogo com um golo precoce.

O primeiro quarto de hora de jogo foi marcado por uma superioridade da equipa lusitana, com situações de perigo a sair de Gonçalo Esteves, YoussefChermiti e João Muniz.

Ao vigésimo minuto, após uma combinação entre a dupla leonina, Essugo e Chermiti, o ponta de lança, de costas para a baliza, deixa a bola nos pés de Hugo Félix. Este demonstra a sua qualidade, deixando dois defesas à procura da bola, que veio a ser encontrada na bancada barcelense. O remate do jogador do Benfica saiu ao lado do canto superior esquerdo da baliza checa.

Aos 22 minutos, numa jogada de velocidade, Spatenka ganha a frente e invade a área portuguesa. Valeu o bloqueio de João Muniz, que impediu que a bola causasse perigo à baliza de André Gomes e a enviou para canto.

Dário Essugo aproveita as sobras de uma jogada entre Chermiti e o capitão João Neves e, aos 32 minutos, realiza um remate de fora de área. O remate de pé esquerdo do trinco português sai com pouca força e deslocado da baliza de Dvorak.

Uma jogada entre Mazek e Smiga até causou algum susto aos adeptos portugueses, aos 35 minutos, mas o nove checo encontrava-se em posição irregular.

Aos 40 minutos de jogo, Gustavo Sá vê o primeiro amarelo da partida.

No final da primeira parte, Samek cobra o canto dos checos e coloca a bola na cabeça de Coudek. O cabeceamento sai encaminhado para golo da equipa de Radek, não fosse a grandiosa intervenção do guardião André Gomes, que espalma o esférico para fora.

Já no curto tempo de acréscimos, Gonçalo Esteves perde a bola no meio-campo, o que resulta num contra-ataque da Chéquia. Smiga estava no lado esquerdo da baliza e, numa tentativa de remate cruzado, envia a bola para a bancada.

A primeira parte terminou com Portugal a vencer pela margem mínima e com a maior parte das oportunidades do jogo, apesar duma grande frequência de embates no meio-campo entre as duas equipas.

A Seleção das Quinas é a primeira a fazer alterações e, para a segunda parte, substituem João Neves por Samuel Justo. A braçadeira de capitão ficou com Hugo Félix.

Aos 49 minutos, depois duma bola longa e dum erro na leitura de Kricfalusi, Chermiti ganha a bola e faz um passe de calcanhar para Hugo Félix, que o deixa frente a frente com o guarda-redes checo. Dvorak faz uma excelente intervenção, mas, na recarga, o “capitão há quatro minutos” ampliou a vantagem de Portugal.

Essugo ligou os motores e, aos 53 minutos, percorre metade do campo, deixando a bola à esquerda, para Carlos Borges. O extremo do Manchester City passa a bola para o meio da áreaonde aparece Gustavo Sá, que envia a bola numa viagem até ao travessão.

Antes duma tripla substituição, o perigo foi oferecido pelo médio ofensivo da Chéquia, Ambros, que, num remate perto da entrada da área, envia a bola novamente para a bancada do Estádio Cidade de Barcelos. Aos 57 minutos, saem Carlos Borges, Gustavo Sá e Chermiti, para as entradas de Diego Moreira, Mateus Fernandes e Rodrigo Ribeiro.

Aos 61 minutos, o técnico checo faz a primeira alteração. Sai MatejSin para a entrada de Tom Sloncik. Oito minutos depois, faz mais duas mudanças. Abandonam o campo Smiga e Masek, para a entrada de Vachousek e Beran.

Perto do septuagésimo minuto de jogo, o contra-ataque de Portugal é protagonizado por Diego Moreira. O extremo carrega a bola desde o meio-campo até a área checa, onde a solta para Rodrigo Ribeiro. O avançado ajeita-a para o seu pé direito e aposta no remate colocado. O remate sai fraco e morre nas mãos de Dvorak.

Kubr, que já se encontrava sentido, sai aos 74 minutos e dá lugar a Cahel.

Na sequência da substituição, é marcado um livre para Portugal, executado por Hugo Félix. A bola sai puxada ao ângulo superior direito, mas o número 20 vê um excelente voo do guarda-redes Dvorak, que defende a bola e deixa a coruja dormir em paz.

Surge ainda uma oportunidade de golo para a formação lusitana, aos 78 minutos. O remate de fora da área de Gonçalo Esteves obrigou ao teste de envergadura do guardião checo, que conseguiu ir buscar a redonda ao canto inferior esquerdo da baliza.

Aos 80 minutos, Diego Moreira traz a bola para o centro do campo e deixa-a nos pés de Hugo Félix. O remate fortíssimo de fora da área do capitão selou o resultado, num encaixe no canto superior esquerdo da baliza do número um da Chéquia.

Surgiram ainda oportunidades para ambos os lados, nos pés de Tom Sloncik, Gonçalo Esteves e Diego Moreira, mas nenhum deu em golo.

Aos 88 minutos, com dois golos e uma assistência no bolso, Hugo Félix abandona o relvado e é ovacionado pelos cinco mil adeptos que marcaram presença no Estádio Cidade de Barcelos. Entra, para o seu lugar, Nuno Félix e a capitania passa para o autor do primeiro golo, Gabriel Brás.

No final do jogo e após uma excelente troca de bola da equipa portuguesa, Rodrigo Ribeiro ainda remata de longe e obriga Dvorak a esticar-se mais uma vez.

Portugal sai do Estádio Cidade de Barcelos com uma vitória por três golos e com o apuramento para o Euro Sub-19.Apesar de já classificados, voltam a jogar no dia 28 de março frente à Croácia, em busca duma fase de grupos perfeita e sem golos sofridos.

Diogo Linhares

Desporto

Barcelos Popular
Texto
27 de Mar de 2023 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt