Este espaço publicitário pode ser seu
Primeira página  |   Publicite connosco  |   Favoritos  |   Classificados  |   Estatuto Editorial  |  Login  | Registo Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020
Actualidade Política Concelho Cultura Desporto Entrevista Participe Nós
 

Política, Concelho, Sociedade, Cultura e Desporto
Almanaque 2009

O que de mais importante se passou no concelho no ano de 2009.

O ano de 2009 ficou inquestionavelmente marcado pela mudança do poder político em Barcelos. O PSD nunca tinha perdido uma eleição no concelho até 11 de Outubro e Fernando Reis, que exercia o cargo de presidente há vinte anos, foi derrotado pelo independente Miguel Costa Gomes.

Do ponto de vista social, os trabalhadores barcelenses viveram mais um ano de amarguras com o desemprego a subir e as empresas a encerrarem.

É disto e de muito mais que se passou pelo concelho que lhe damos conta nesta edição com uma resenha daquilo que, na nossa perspectiva, marcou Barcelos no ano passado.

Chamados, pela primeira vez, a manifestar a sua opinião, através de voto no nosso sítio na internet, os leitores do BP também elegeram a vitória do PS como o facto mais relevante do ano transacto. Seguem-se, em segundo e terceiro, a demissão do provedor da Misericórdia e a queda de neve.

 

POLÍTICA

PS vence as eleições

Poucos acreditavam mas lá acabou por acontecer: O PS derrotou o PSD nas eleições autárquicas de 11 de Outubro, com o independente Miguel Costa Gomes a vencer a disputa eleitoral com Fernando Reis.

O social-democrata abandona a Câmara, depois de ter ocupado o poder durante 20 anos. Em silêncio e renunciando ao mandato de vereador. A histórica tomada de posse do novo executivo aconteceu a 3 de Novembro. Entretanto, nas outras duas eleições do ano, os socialistas foram "castigados" nas Europeias mas no segundo acto, as Legislativas, o PSD acabou por ficar a apenas 244 votos da derrota.

Nuno Reis e Manuel Mota no Parlamento

O filho do ex-presidente da Câmara Nuno Reis foi o escolhido pelo PSD para o lugar de deputado na Assembleia da República, com Fernando Pereira a ser preterido.

Barcelos manterá, no entanto, dois parlamentares, com Manuel Mota a ser eleito para o seu segundo mandato.

Novo Hospital

na Quinta do Vinagre

Foi ainda no mandato de Reis, no Verão de 2009 é anunciada a boa nova: o futuro Hospital de Barcelos ficará nos terrenos da Quinta do Vinagre, na zona na rotunda da Fonte Cibernética. Entretanto, as negociações com os donos dos terrenos não têm sido fáceis.

Tribunal dá razão à Câmara no processo contra Mibal em Vila Seca

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga indeferiu, em Fevereiro, a providência cautelar da Mibal para anular a decisão da autarquia que permitiu colocar sinais de trânsito bloqueando os acessos aos terrenos da exploração do caulino, em Milhazes e Vila Seca.

Aterro sanitário

entre Palme e Fragoso

O aterro sanitário tem de ser instalado no concelho de Barcelos até ao final de 2010. O executivo PSD tinha decidido a localização da infraestrutura em Palme. Os populares manifestaram-se em peso, saíram à rua, protestaram em frente aos Paços do Concelho e disseram de sua justiça numa sessão da Assembleia Municipal. Entretanto, o PS ganhou as eleições e Costa Gomes aproveitou a disponibilidade de Fragoso para receber o aterro e está, agora, a negociar com o Governo a "nova" localização.

ABB vence Parceria

Público-Privada

Sem surpresa, a Alexadre Barbosa e Borges (ABB) venceu o concurso público da Parceria Público-Privada, que contempla a construção de mais de meia centena de obras no concelho.

Entretanto, Costa Gomes está a renegociar os investimentos da Parceria, decidida no tempo de Fernando Reis.

Presidente da República em Barcelos

O Presidente da República, Cavaco Silva, incluiu Barcelos na 5ª Jornada do Roteiro para a Inclusão subscrevendo a criação de um Observatório do Emprego, proposto pela União de Sindicatos de Braga.

Dívidas da Águas

de Barcelos

O novo executivo está a negociar o resgate da concessão da água e Costa Gomes afirmou em Assembleia Municipal que a empresa Águas de Barcelos se encontrava em falência. A própria AdB confirmou esta situação ao BP, no entanto as duas partes acabaram por recuar uma semana depois, dando o dito por não dito. No entanto, segundo as Contas de 2008, a Águas de Barcelos devia, já na altura, 87 milhões de euros.

Condenação de ex-autarca de Cambeses

O ex-presidente de Junta de Cambeses, o social-democrata Fernando Faria, é condenado, em Fevereiro, pelo Tribunal a uma pena suspensa de três anos e meio de prisão devido ao desvio de um cheque da Refer acima dos 16 mil euros.

Trabalhadores da Câmara manifestam-se

Já no final do ano, em Dezembro, cerca de cem trabalhadores da Câmara Municipal manifestaram-se contra a não aplicação da Opção Gestionária, uma espécie de prémio de bom desempenho. O vice-presidente da autarquia, Domingos Pereira, diz que estes bónus salariais custam aos cofres do município 500 mil euros anuais e alega que para já não há disponibilidade orçamental para tal. Uma greve dos trabalhadores ficou suspensa até Março.

Reforma política de Reis

Só em Novembro é que deixou de ser presidente de Câmara, logo ele foi notícia em praticamente todo o ano. Os seus avultados rendimentos voltaram a confirmá-lo como um dos autarcas mais ricos do país. A sua reforma política é de 48 mil euros.

Inspecção-Geral de Finanças arrasa contas municipais

O PS já pediu uma auditoria externa às contas da Câmara, mas em 2008 a Inspecção-Geral de Finanças tinha dado o seu "parecer" sobre o assunto, dizendo que nos anos de 2004 a 2006 os documentos não reflectiam uma "imagem verdadeira da situação patrimonial, financeira e económica da autarquia.

+ PSD perde, Barcelos vive alternância democrática

Pela primeira vez depois do 25 de Abril, Barcelos experimenta a alternância democrática. O PSD perdeu as eleições autárquicas de 11 de Outubro e a Câmara passou a ser governada pelo independente Miguel Costa Gomes, que se candidatou numa lista do PS. Reis, entretanto, renunciou ao mandato de vereador.

 

- Mibal reinicia exploração em Prestare, Barqueiros

No dia seguinte à tomada de posse do novo executivo camarário, a Mibal regressa à exploração do caulino na Quinta de Prestare, em pleno centro da freguesia de Barqueiros.

Ao contrário da anterior Câmara, Costa Gomes apoia a Junta local alegando que esta tem legitimidade para estabelecer protocolos com a empresa.

 

CONCELHO

Nevou em Barcelos

A manhã de 9 de Janeiro de 2009 entra para a história como o dia em que, 25 anos depois, voltou a nevar em Barcelos. O êxtase foi total, com os barcelenses a fazerem uso das novas tencologias para fotografarem os momentos e mais tarde recordar.

Descontentamento

com a água

Era publicado, em plena pré-campanha eleitoral, um estudo da DECO que dava conta do descontentamento dos barcelenses com o serviço da água. Segundo o documento, 95 por cento dos clientes da Águas de Barcelos estavam insatisfeitos, a percentagem mais elevada a nível nacional.

João Lemos abandona Cooperativa Agrícola

Depois de 26 anos à frente da direcção da Cooperativa Agrícola de Barcelos, João Lemos anuncia que não será candidato às eleições que decorrem em Janeiro de 2010.

Produção do leite

caiu um milhão de euros

Segundo o Relatório das Contas da Cooperativa de 2008, a produção de leite do concelho caiu, entre Fevereiro de 2008 e o mesmo período de 2009, cerca de um milhão de euros.

"Guerra" na Casa do Povo de Alvito S. Pedro

Aos 65 anos de existência, a Casa do Povo de Alvito S. Pedro vive ano de turbulência com aquele que foi o seu presidente durante 40 anos a ser confrontado, pela primeira vez, com oposição.

Depois de duas assembleias-gerais polémicas, Pinheiro lá acabou por ser autorizado a recandidatar-se às eleições de 23 de Janeiro próximo.

Escuteiros e padre

da Lama em colisão

Também na freguesia da Lama há polémica, desta feita envolvendo os escuteiros que acusam o pároco local de não os ajudar.

Padre de Gilmonde

contra teatro

Em Gilmonde a história é outra: o padre recusou o pedido da Associação Desportiva e Cultural da freguesia para ceder um espaço no Centro Social e Paroquial para a realização de ensaios e eventos relacionados com o teatro da colectividade.

Antena da TMN

em Galegos Santa Maria

Os moradores do lugar do Casal do Monte, em Galegos Santa Maria, protestaram contra a manutenção de uma antena da operadora TMN mesmo em cima das suas habitações. O caso já chegou ao Parlamento.

Casa do Povo vs Junta

de Vila Cova

Estando a arrastar-se durante anos e anos, a polémica envolvendo Junta e Casa do Povo de Vila Cova continuou em 2009. No final do ano, no entanto, soube-se que a autarquia decidiu abandonar as instalações da Casa do Povo, passando os seus serviços para um espaço particular.

Polémica com alunos

em Barqueiros

A comunidade cigana de Barqueiros foi notícia devido à implantação de um projecto educativo do 1º Ciclo na Lagoa Negra, que não foi bem recebido por encarregados de educação e alunos, que acusaram o agrupamento da Abel Varzim de discriminação.

Fonte Cibernética parada

Os sucessivos acidentes na rotunda da Fonte Cibernética fizeram com que a Câmara, na altura do PSD, se decidisse por a desligar. O autarca dizia que, assim, a autarquia poupava 2500 euros por mês.

O novo presidente do executivo, Costa Gomes, em entrevista ao BP dizia que para já não vê grande solução para o problema, a não ser manter a fonte desligada.

Novo Provedor

da Misericórdia polémico

O novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, António Pedras, teve um início de mandato bastante atribulado. A sucessão de Mário de Azevedo começou com a polémica com os sindicatos a propósito do despedimento de funcionárias do ATL, devido ao encerramento, por dificuldades financeiras, da valência.

Em entrevista ao BP, Pedras disse ainda que falta profissionalismo à gestão da instituição que agora preside, dizendo mesmo que a Santa Casa, no passado, escondia riqueza para poder aceder a verbas do Estado.

Homicidio em Alvelos

Um homicídio em Alvelos, seguido de suicídio, abalou uma fábrica na freguesia, surpreendida pelo acto desesperado de um empresário local que matou a sua própria esposa a tiro.

Apoios à toxicodependência chegam a Barcelos

Era considerada há muito como uma comunidade com elevados números de situação de alto risco, mas, depois de muitas polémicas devido à sua localização, os apoios descentralizados à toxicodependência (que não CAT) chegaram finalmente a Barcelos, estando a funcionar, desde o Verão, no Campo 25 de Abril.

Demolições na ESAF

Foi também em 2009 que avançou a remodelação da Escola Secundária Alcaides de Faria, no âmbito do programa de Modernização do Parque Escolar.

A edifício central foi demolido em Novembro e o custo das obras ronda os 12,45 milhões de euros.

Vinte mil barcelenses

sem médico de família

As Unidades de Saúde Familiar ainda estão a dar os primeiros passos em Barcelos e o problema dos utentes sem médico de família não pára de aumentar. Em 2009, segundo os números do Centro de Saúde de Barcelos/Barcelinhos, eram 20 mil os barcelenses sem este apoio.

Obras prejudicam negócio na Quinta do Aparício

As obras de remodelação da Rua José António Peixoto Pereira Machado, em pleno centro da cidade, arrastaram-se no tempo e prejudicaram seriamente o negócio na Quinta do Aparício. Segundo os lojistas disseram ao BP, as perdas chegaram aos 50 por cento.

Depois de ter prejudicado, também, a realização da Festa das Cruzes, a empreitada só agora foi concluída pelo novo executivo PS.

+ Crescimento do IPCA

No ano passado deu-se a instalação no campus dos alunos da Escola Superior de Tecnologia, depois de já lá estarem os da Escola de Gestão. Com um número de alunos superior aos três mil e com as eleições da primeira direcção "democrática" da história marcadas para Março, o IPCA é cada vez mais uma referência no ensino politécnico.

-

Edifício Panorâmico sem solução?

Já passou mais de um ano desde que a Protecção Civil ordenou que o lote 1 do Edifício Panorâmico, em Arcozelo, fosse evacuado por se encontrar em risco de ruir. Entretanto os cerca de 80 moradores do prédio desesperam por uma solução numa altura em que Câmara e a Administração de Condomínio não se entendem.

 

SOCIEDADE

Ex-casal Euromilhões

O ex-casal Cristina Simões (Remelhe) e Luís Ribeiro (Courel) disputa 15 milhões de euros de um primeiro prémio do Euromilhões obtido em Janeiro de 2007. Se ele vencer pode ter dois terços da verba, pois apostou 4 de 6 euros no boletim da sorte que registou, Mas a chave certa é dela, que reivindica todo o montante...

Desvio na Misericórdia

Dois ex-funcionários da Misericórdia apanharam mais de quatro anos de prisão com pena suspensa, por peculato e falsificação de documentos em 2001-06, tendo de repor 528 mil euros no período da pena, mais juros. Entretanto, após o fecho do ATL de Silveiros da instituição, cinco funcionárias recusaram o despedimento colectivo e queixaram-se à Inspecção do Trabalho.

Big Bruno condenado

Bruno Timóteo, ex-concorrente do concurso televisivo "Big Brother", foi condenado em Setembro a três anos de prisão com pena suspensa por furto qualificado, no caso "El Pibe 1X2". Em Fevereiro fora imputado de crime de uso e porte de arma ilegal e, anos antes, por crimes de ameaça e injúria.

Caso Elisabete Chaves

A advogada Elisabete Chaves teve quatro anos de prisão com pena suspensa por auxílio à imigração ilegal, falsificação de documentos e tráfico de influências, estando de início acusada de mais de 600 ilícitos no processo.

Alexandra na Rússia

A menina russa de 6 anos que em Maio foi retirada pelo Tribunal de Guimarães aos pais afectivos Florinda e João Pinheiro, de Encourados, foi levada para a Rússia pela mãe biológica. Natalia Zarubina recusou casa, emprego e ajuda de empresários e políticos para ficar cá. Alexandra estuda num infantário de Pretchistoe, tem agora o padrasto Alexei e o Governo diz que está integrada.

Contrafacção na feira

A ASAE e a PSP apreenderam milhares de peças contrafeitas na feira de Barcelos, que no país é das que tem mais artigos do género. O número de feirantes caiu 30% devido à crise. A Câmara quer rever o regulamento, que taxa mais aos feirantes forasteiros.

Mil crianças em risco

No início de 2009 o município tinha um milhar de menores em risco, sobretudo por maus tratos, negligência e comportamentos desviantes. A Comissão de Protecção de Crianças local é a que trata mais casos no distrito e das mais activas no país.

Quase 5500 sem emprego

O Centro de Emprego de Barcelos contou em Novembro 5409 desempregados, recebendo mais de 2000 o subsídio de desemprego. O sindicato estima que 2000 operários têxteis vieram para casa em 2009 e a ACT que 40% deixaram a construção civil em Espanha. Em 2008 faliram 56 empresas e extinguiu-se 1051 empregos no concelho. Os antigos efectivos da TOR manifestaram-se em Braga. Os empresários têxteis querem acabar com subsídios de férias e de Natal. O ex-autarca Fernando Reis pediu ajuda ao Governo em Fevereiro e a Associação Comercial e Industrial de Barcelos quer criar um pólo têxtil "made in Cávado" na Roménia em breve, deslocalizando a produção mais básica.

1º Ciclo particular volta

Após três décadas, o 1º Ciclo do ensino básico regressou ao concelho, de novo pela Casa Menino Deus. O novo edifício de oito salas, cada com 22 alunos previstos, consolida o papel da instituição e finta o declínio geral dos ATL.

Hospital produz mais

Mais 29% de cirurgias, mais consultas externas, a VMER mais operacional do Norte, cirurgia de ambulatório alta. O Hospital de Barcelos teve 3.3 milhões de euros de prejuízo, mas produziu bastante mais.

Na melhor universidade

Vencedor do 1º Prémio do Congresso Europeu de Estudantes, o barcelense João Martins, de 26 anos, está a tirar doutoramento e investiga regeneração cardíaca naquela que é considerada a melhor universidade do mundo (Harvard, EUA). Já publicou artigos numa dezena de revistas especializadas.

Morreu aos 111 anos

António Fernandes de Castro, de Durrães, morreu a 22 de Junho último com 111 anos e 166 dias. O "bom regedor" era o homem mais velho de Portugal e o quarto mais velho do mundo. Deixou dez filhos (um morreu), 24 netos, 26 bisnetos e três trinetos. Foi regedor, presidente da Junta, juiz de paz e integrou a direcção da Casa do Povo e da Comissão Fabriqueira.

Paramiloidose controlada

Já 83 barcelenses com paramiloidose receberam transplante de fígado e 30 esperam cirurgia. Há 200 familiares em risco de ter a "doença dos pezinhos". O teste mundial ao novo medicamento teve saldo positivo e, embora caro, pode estar próximo da comercialização, sendo uma esperança para muitos.

Rotary apoia Cabo Verde

o Rotary Club de Barcelos deu o primeiro brinquedo a muitas crianças de Baía, em Cabo Verde, além de roupas e alimentos O projecto reúne parcerias de entidades municipais, sanitárias, escolares, associações e ONG.

Contra portagens na A28

Autarcas e associações empresariais de Barcelos, Esposende, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos estão contra as portagens na A28 e convidaram o ministro das Obras Públicas a percorrer a EN13, que "não serve de alternativa". O Governo insiste que não recua na decisão.

Mais bebés na estrada

Mais de uma dezena de crianças barcelenses já nasceram em ambulâncias desde que a maternidade fechou, no Verão de 2006. Só na altura do Natal contabilizaram-se dois casos, em Negreiros e na Várzea. As diversas intervenções dos bombeiros e dos socorristas da Cruz Vermelha têm corrido bem, até ver.

+ Combate à deficiência

O concelho é referência nacional a servir pessoas com deficiência, graças às associações APACI, APAC, de Deficientes Motores, Nossa História, Casa de Saúde S. José e Casa de Saúde S. João de Deus, cuja residência é sucesso. Há 10 mil incapacitados. A pioneira APA-CI protocola com 256 firmas.

 

- 2500 idosos na pobreza

Em Março, 2543 barcelenses recebiam CSI (segundo concelho do distrito). Mais de 400 famílias vivem com menos de 200 euros/mês, 611 beneficiá-rios do RSI são menores e o Banco Alimentar ajuda 150 agregados. O salário médio do barcelense é 663 euros/mês e 60% pede crédito à habitação.

 

CULTURA

Muitos premiados

Novo ano com galardoados. Rosinda Seara (Ucha) foi professora do ano na Austrália Ocidental, Kika Lewis (Barcelos) DJ Feminino do Ano pela Noite.pt; a Bienal SIART Bolívia distinguiu Sandra Longras (Alvelos), que já leva sete prémios; os alunos do infantário de Remelhe venceram o Concurso Nacional de Pintura e Desenho Staedtler; o aluno Tiago João Silva (Carapeços) tornou-se campeão nacional de Jogos Matemáticos; e as designers Sara Jesus e Joana Vale foram elogiadas no salão Modtíssimo.

Da canção à arquitectura

O bibliotecário Victor Pinho teve o Prémio Literário do Município; a cantora Marlene Oliveira (Lama) dominou o "89 BCL"; Tânia Ferreira (Carapeços) e Daniela Costa (Galegos S. Martinho) ganharam o Art Fashion; Armando Caldas actuou no 1º Festival da Canção Alternativo; e até a Câmara Municipal levou dois galardões arquitectónicos no Cidades de Excelência.

Exposição aos 86 anos

A título individual ressaíram ainda o oboísta Samuel Bastos na principal Orquestra Jovem europeia, o personal trainer Josué Sousa e o técnico Cristino Faria na novela da TVI "Deixa Que Te Leve", os cineastas Miguel Machado, Carlos Araújo e Marco Neiva (primeira firma lusa em 3D), os artesãos Vicente Ausina Mestre (Barcelos) e João Durães (Panque), ambos acima dos 80 anos, lançaram a primeira exposição.

Consolidações e estreias

Registou-se a consolidação do 29º Festival do Rio, Moda Barcelos, Chã das Quintas ou as estreias do Arredas Folk, ACIB Cultura, Rancho da Ucha e grupo teatral Branselho (Ucha). Homenageou-se os falecidos artistas Jerónimo, António Silva e António Carlos Esteves. Abriu a Casa da Juventude, falta Pousada da Juventude.

Barcellos Revista atrasada

Na escrita sobressaíram Manuel Costa Pereira, Isaura Félix Queirós, José Ilídio Torres ou José Lima. Alunos das secundárias de Barcelinhos e Albufeira lançaram "Caminhos da Escrita" e a "Barcellos Revista" saiu atrasada quatro anos.

Novos artistas

Na pintura destacou-se Eduardo Faria, Nuno Portela, José Fonseca e António Cunha. Soma-se os ornamentistas João Faria, Stanislav Rudyakov, os escultores Sarramicaco e Silva Torres. Na música, Américo Vintena, Black Bombaim, Glockenwise, Ransack, entre outros.

Feira do Livro

A 27ª Feira do Livro, em Junho, teve muito público, bom programa complementar (do teatro à arte infantil), convidados de nomeada como José Luís Peixoto, António Torrado e D. Manuel Martins, mas – sinal da crise – poucas vendas.

25 anos da Didálvi

O Colégio Didálvi, em Alvito S. Pedro, soprou 25 velas com elogios da direcção da DREN e IPCA. A 140ª no ranking nacional dos exames nacionais (sexta no distrito, melhor no concelho) dinamiza até arte equestre, clube de dança, ginástica, esgrima...

Subscuta amadurece

Mafalda Arnauth, la la la ressonance e OqueStrada foram pontos altos do ciclo anual Subscuta. O público habituou-se a ver à sexta-feira à noite som heterogéneo e versátil, inclusive estrangeiro. Falta saber se o projecto continua e como a cidade se pode tornar mais criadora.

Imóveis por classificar

O Campo da Feira, os castros de Carmona e Carapeços, o Solar dos Azevedos (Lama), a Quinta do Benfeito, a igreja de Sta. Eulália, o mercado municipal e o Santuário das Necessidades (Barqueiros) continuam há anos sem parecer do Ippar/Igespar. O concelho tem 19 monumentos já classificados e espera há muitos anos aval para oito.

Zoom sem apoio

A associação cultural Zoom admitiu, no limite, terminar e anunciou que suspendeu a programação porque a Câmara não paga os 8000 euros anuais, conforme protocolado. O novo executivo diz que só em meados de 2010 poderá pagar.

Museu Senhor da Cruz

A Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz prepara em 2010 os 300 anos do milagre da cruz, ligado à Festa das Cruzes, investindo até final do ano 600 mil euros para restaurar a igreja do Sr. da Cruz, criando um Museu com mais de mil peças na rua D. Diogo Pinheiro e lançando exposições e um congresso.

Mostras de deficientes

Duas exposições com trabalhos de pessoas com deficiência foram bastante aplaudidas. "ArteMental", da Associação dos Amigos da Casa de Saúde S. João de Deus, teve meia centena de quadros e uma instalação; a APACI apresentou 36 peças de utentes.

Milho Rei: livro e teatro

A Cooperativa Milho-Rei, que integra o Barcelos Popular, retomou o teatro, com "Vende-se Casa Assombrada" do TPC, a edição de livros, com "Caminhos de Pedra" do poeta Augusto Leitão, e criou os Troféus Milho-Rei, que anualmente vão distinguir dez figuras e entidades do concelho.

Festa das Cruzes

Largas dezenas de milhares de pessoas voltaram em romaria à Festa das Cruzes. Em ano eleitoral o cartaz musical foi forte, com Deolinda, Paulo Gonzo, David Fonseca e Mikael Carreira. A batalha das flores, animação e religiosidade vingaram.

Isabelinha atraiu 60 mil

A Feira da Isabelinha, em Viatodos, afirmou-se como maior festa laica concelhia, atraindo 60.000 pessoas, segundo a organização, que investiu 75 mil euros e trouxe músicos conceituados, festival de folclore, meia centena de stands e imensos desportos.

Festival Art&Tur

O festival internacional de filmes de turismo Art&Tur, organizado pela Câmara e a APTUR, reuniu a concurso 170 películas promocionais de 38 países. À boa dinâmica do evento faltou contudo mais divulgação e nacional. Nuno Passos

+ Arboreto de Barcelos

o Arboreto da Escola da Secundária de Barcelos recebeu o Prémio Nacional do Ambiente "Fernando Pereira". Tem 1750 árvores, (sub)arbustos, bolbos e rizomas, alguns em vias de extinção. É a maior colecção do género no continente português e candidata à Associação Ibero-Macaronésica de Jardins.

- Teatro Gil Vicente por abrir

A nova Câmara quer abrir em Março o espaço, fechado há duas décadas após três milhões de euros de obras, erros de construção e polémica na posse do imóvel. Desconhece-se o gestor, as verbas disponíveis e o tipo de programação, numa cidade com oferta cultural a conta gotas.

 

DESPORTO

GIL: Honra e desilusão

A prestação do Gil Vicente na época em curso tem vindo a desiludir os gilistas e barcelenses em geral. A equipa até começou bem, alcançando e permanecendo na primeira posição em algumas jornadas. As lesões e gripes que assolaram e fragilizaram a equipa relegaram-na para a 10ª posição, a pouco mais de uma vitória dos lugares de despromoção, isto quanto falta meio campeonato para cumprir. A redução significativa do orçamento que vem acontecendo desde a época em que o clube desceu à Liga de Honra, tem obrigado os dirigentes a uma medida acertada de procurarem no mercado jogadores com valor, mas compatíveis com o orçamento elaborado para cada época. Caso Mateus continua.

Santa Maria no Nacional

O Santa Maria tem bons motivos para recordar o ano 2009. A formação de João Salgueiro regressou às provas nacionais, depois de quatro anos mergulhada no distrital, sagrando-se campeã com todo o mérito. A festa ficou completa para a turma de Galegos com a conquista da Taça AF Braga, em pleno Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, à custa do Águias da Graça derrotado pela margem mínima.

Distrital: AF Braga

O ano foi de sucesso para as equipas barcelenses. Para além da glória do Santa Maria, Pousa, Alvelos e Viatodos asseguraram a manutenção, ao passo que o Marca subiu à 1.ª divisão, num feito notável. Os Juvenis do Gil sagraram-se campeões de série na 1.ª divisão, com os Juniores a conseguirem semelhante façanha, mas desta feita na 2.ª. As jovens de Sequeade alcançaram o êxito no campeonato distrital de sub-18 da categoria.

Futebol Popular

Ano de viragem no Popular com eleições para a AFPB em que Alberto Pereira sucede a Alípio Ribeiro. O Carapeços bateu toda a concorrência, conquistando campeonato, Taça, Supertaça e Taça da Federação. No 2.º escalão, foi o Oliveira a sobrepor-se aos rivais, a exemplo do Carapeços e Leocadenses em Juniores e Feminino. Os jovens de Campo arrebataram a Taça e as meninas de Sta. Leocádia conquistaram a dobradinha.

Hóquei em Patins

2009 foi dos piores anos da história do Óquei de Barcelos. A crise apoderou-se do clube e além de em termos financeiros estar na "mó de baixo", também no aspecto desportivo será para esquecer, terminou a temporada na pior classificação de sempre. No seio do clube as intrigas e mau ambiente foram uma constante. Pedro Faria e o técnico Vitor Silva desentenderam-se. A direcção aos poucos foi diminuindo e entre demissões e regressos lá aguentou o barco. A SAD foi a escapatória para o clube não fechar portas. Valeu conquista do título de juniores e iniciados.

Ciclismo

José Gonçalves do Centro Ciclista de Barcelos sagrou-se campeão nacional de ciclismo de estrada em cadete.

Destaque para a partida em Barcelos da 6ª Etapa da 71ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.

Orientação

Joaquim Sousa foi quinto classificado no Mundial de Orientação. O atleta realçou-se ao longo do ano, vencendo a maioria das provas em que participou.

Automobilismo

Um dos eventos mais importantes a nível desportivo em Barcelos decorreu durante o mês de Março o Open de Ralis em Barcelos, a 3ª etapa do Campeonato Open de Ralis promovida pelo Automóvel Clube do Minho.

No Todo Terreno, Hélder Oliveira participou ainda em várias provas da Taça do Mundo. De realçar a vitória do Memorial José Megre.

Amigos da Montanha

Uma das associações mais activas do concelho, os Amigos da Montanha, comemoraram dez anos de existência com muitas actividades. De realçar a participação de 2000 pessoas na 4ª edição do BTT 5 Cumes.

Judo

O Judo Clube de Barcelos teve mais um ano positivo ao conquistar várias medalhas. De realçar o Ouro num Torneio Internacional de Esperanças e Juvenis. Intensa actividade também para a Associação Desportiva e Cultural que se destacou com o segundo lugar de Nelson Azevedo no Nacional de Seniores.

Ténis

A jovem barcelense, Juliana Lopes, (Cayolla – Academia de Ténis) foi 6ª no Ranking Nacional da Federação Portuguesa de Ténis.

Caça

O caçador Carlos Pires da freguesia de Oliveira conquistou o título de campeão do mundo na categoria de Santo Humberto.

Basquetebol

O Basquetebol em Barcelos é definitavemente uma das modalidades mais procuradas. São quinze actualmente os escalões do Basquete Clube de Barcelos. Vários são campeões regionais e nacionais. Destaque para os seniores masculinos na Proliga e os femininos, na Liga Feminina. 2009 foi também o último ano de Joel Sá à frente do clube.

Ornitologia

Estiveram em Barcelos a concurso quatro mil aves no Campeonato Ornitológico Internacional C.O.M. do Atlântico, um evento que encheu o Pavilhão Municipal.

Atletismo

O jovem Rafael Vilas Boas, natural de Galegos Santa Maria, destacou-se ao longo do ano 2009 tendo vencido várias provas. O atleta do Sporting de Braga conquistou nomeadamente o torneio Atleta Completo do Norte.

Boccia

O atleta barcelense, Abílio Gonçalves, conquistou o Campeonato de Portugal de Boccia em pares na classe BC3.

Jetski

Tiago Sousa esteve no top ten no Campeonato do Mundo de Jetski que decorreu em Porto Vecchio na Córsega. A seguir os passos do irmão, Rui Sousa, foi campeão nacional em Stock e Pro Open.

 

+ Festa em Galegos S.ta Maria

Depois de ter descido aos regionais há quatro épocas a esta parte, a equipa do Santa Maria alcançou a proeza de regressar à III Divisão Nacional, campeonato onde vem desempenhando uma prestação louvável como foi o caso da vitória de domingo passado, onde venceu o líder Maria da Fonte.

- Violência no futebol popular

Contrariando o espírito desportivo e de fair-play, algumas equipas que participam nos campeonatos promovidos pela Associação de Futebol Popular de Barcelos teimam em manchar jornadas que deveriam terminar em sã convivência. Infelizmente há sempre quem não saiba estar no futebol o que é lamentável.

Autor: Redacção
Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2010 - 13:42:33

Notícias relacionadas
09-01-2020: Almanaque 2019
04-01-2019: Almanaque 2018
04-01-2018: Almanaque 2017
07-01-2016: Almanaque 2015
09-01-2015: Almanaque 2014
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
COMENTÁRIOS
Esta notícia ainda não foi comentada.
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
 
 
Termos de utilização  |  Política de privacidade  |  Contactos | Informação institucional - Lei da transparência  
Termos de utilização    |    Política de privacidade    |    Política de cookies    |    Resolução Alternativa de Litígios    |    Livro de Reclamações On-line