Fechar menu

Casal impedido de viajar para a Rússia por falta de visto

Manifestações de apoio sucedem-se

O casal de Encourados não partiu esta quarta-feira para a Rússia, porque a embaixada russa recusou os vistos para a viagem. Desde a partida da menina gerou-se uma enorme onda de solidariedade e indignação para com a família de acolhimento.

Segundo a Embaixada da Rússia em Lisboa, a autorização para os pais adoptivos de Alexandra viajarem para o país, onde iriam participar num programa de televisão e ver a menina, foi negada porque não foi apresentado “o convite oficial” da estação televisiva, de acordo com a nova lei federal. Também o advogado do casal, João Araújo, teve recusa do visto.

Entretanto, desde que a menina partiu para viver com a mãe biológica, Natália Zerubina, e a avó numa cidade a 350 quilómetros de Moscovo, sucedem-se em todo o país manifestações de apoio à família que acolheu a pequena Alexandra durante quatro anos. A petição online “Pela Alexandra”, em www.peticao.com.pt/alexandra, deixou “estranhamente” de estar disponível desde ontem à noite, pelo que os criadores do projecto já criaram um novo link para uma petição internacional, acessível a partir do site xaninhanossa.blogspot.com. As assinaturas serão posteriormente entregues à Embaixada da Rússia em Portugal, à Assembleia da República, ao Ministério Público e à UNICEF.

De resto, hoje à noite está prevista uma manifestação, em Guimarães, no Largo do Toural, e amanhã, em Lisboa, frente à Embaixada Russa, pelas 18h30. Para domingo à tarde, a comunidade russa de Braga também prevê a realização de um protesto, no centro da cidade.

Foto: Paulo J. Magalhães

Veja reportagem completa na edição impressa de quinta-feira, 28 de Maio.

Actualidade

Barcelos Popular
Texto
27 de Mai de 2009 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt