Fechar menu

Vila Cova repete vitória no concurso “Arcos de Romaria”

Pelo segundo ano consecutivo

Vila Cova voltou a vencer o concurso “Arcos de Romaria”, uma das tradições mais antigas da Festa das Cruzes. A obra foi elaborada exclusivamente a partir de produtos naturais e mereceu a preferência dos arcos concorrentes.

Com 15 metros de altura e três de largura, o arco de romaria de Vila Cova destacou-se dos restantes 43 pela originalidade dos materiais utilizados – caroços de espigas, folhelhos, canas, flores campestres, palha, cereais e frutos – e pelo tema escolhido, no caso os “campos e florestas” da freguesia. Ao centro, destaca-se uma réplica da igreja paroquial, feita com centenas de grãos de feijão frade, preto, branco e moleiro.

O arco foi construído por um grupo composto por cerca de 20 pessoas, aos fins-de-semana e serões, durante o mês de Abril. Foi considerado o melhor arco de romaria de 2009, com um total de 23 votos. Este foi o segundo ano consecutivo que Vila Cova foi agraciada com o título. No ano passado, a freguesia dividiu o prémio com Monte Fralães, com o mesmo número de pontos, entre 43 freguesias participantes. Martim venceu a edição de 2007.

Para o presidente da Junta de Vila Cova, Celestino Costa, “a vitória foi o reconhecimento do trabalho voluntário e dos muitos serões que os moradores dedicaram à iniciativa”. Mais importante do que o prémio, no valor de 2000 euros, "é representar a terra com orgulho".

Todos os arcos de romaria vão ficar expostos até Setembro na Avenida da Liberdade, junto ao Campo da Feira.

Actualidade

Barcelos Popular
Texto
05 de Mai de 2009 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt