Fechar menu

Dia Mundial do Combate à Obesidade

Artigo de opinião de Eva Prata, Enfermeira na Unidade de Saúde Pública do ACES Cávado III

Assinala-se, a 11 de outubro, o Dia Mundial do Combate à Obesidade. Esta data relembra-nos de que a obesidade é, neste momento, uma epidemia a nível global e que pode ter graves consequências para a saúde pública. A obesidade é considerada uma doença, sendo caracterizada pela acumulação anormal ou excessiva de tecido adiposo (gordura) no nosso corpo.

O seu aparecimento pode estar relacionado com fatores comportamentais (o tipo de alimentação que fazemos, a atividade física e o padrão de sono); fatoresambientais (familiar, residencial, escolar); fatores sociais (influência da publicidade, redes sociais,amigos e familiares, bem como o estatuto socioeconómico); e fatores biológicos (a predisposição genética para a doença e a dificuldade em controlar o apetite/saciedade).

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2022, na região europeia, o excesso de peso e a obesidade afetavam quase 60% dos adultos. 

No mundo, 4 milhões de pessoas morrem, anualmente, devido a fatores resultantes do excesso de peso ou obesidade. 

O excesso de peso e obesidade levam à diminuição da qualidade de vida e aumentam o risco de aparecimento de doenças, nomeadamente, doenças cérebro-cardiovasculares, doenças respiratórias, tumores malignos e diabetes. 

O que podemos fazer para prevenir o excesso de peso e obesidade?

Promover bons hábitos alimentares: preferir alimentos no seu estado natural; fazer refeições sem alimentos processados; preferir a água aos refrigerantes; evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 

Estimular a prática de exercício físico: pode ser enquadrada nas atividades de vida diárias (atividades domésticas, jardinagem, subir e descer escadas, andar a pé) ou pode ser feita de forma planeada (ginásio, desporto coletivo). Qualquer atividade física é melhor do que nenhuma.

Manter bons hábitos de sono e repouso: as alterações dos horários de sono/vigília influenciam o apetite, a saciedade e, consequentemente a ingestão alimentar.

Os hábitos saudáveis devem ser promovidos desde cedo na vida, para que possam permanecer na idade adulta, devendo ser adotados por toda a família.

Quando deve consultar o seu médico/enfermeiro de família?

Se acredita que tem excesso de peso ou que é obeso e precisa de ajuda para perder peso.

Se tem outros problemas de saúde que possam agravar com o excesso de peso.

Se tem dúvidas sobre o que fazer relativamente à dieta e ao exercício físico para combater o excesso de peso.

A obesidade pode ser controlada e tem tratamento, mas, a sua abordagem deve ser individualizada e sempre acompanhada por profissionais de saúde.


Opinião

Barcelos Popular
19 de Out de 2023 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt