Este espaço publicitário pode ser seu
Primeira página  |   Publicite connosco  |   Favoritos  |   Classificados  |   Estatuto Editorial  |  Login  | Registo Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020
Actualidade Política Concelho Cultura Desporto Entrevista Participe Nós
 

O que de mais importante se passou no ano passado
Almanaque 2010

As principais notícias de 2010.

Um ano para esquecer

A abertura ao público do Teatro Gil Vicente não será a maior preocupação dos barcelenses, a braços com uma crise económica sem precedentes e, por isso, mais interessados em ver descer o preço dos tarifários da água ou a eliminação de despesa com a liquidação das empresas municipais.

Apesar disso, e porque se trata de uma obra herdada da Câmara anterior, pronta e com pequenos problemas apenas para resolver com o empreiteiro, será, talvez, a prova provada de que é mais fácil gastar dinheiro em animação de rua – necessária, é verdade – do que abrir um espaço cultural e saber o que dali se pode aproveitar.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, também não se compreende como é que mais de um ano depois de tomar posse, a Câmara escolhida por Domingos Pereira – e eleita legitimamente pelos barcelenses – também não conseguiu arranjar uma solução para abrir as portas do Museu do Rio. Afinal, segundo palavras vindas dos Paços do Concelho, só faltava mandar fazer umas casas de banho para que a estrutura tivesse o aval do IGESPAR.

Infelizmente, nenhuma destas promessas eleitorais se cumpriu e, pelo andar da carruagem, dificilmente o executivo municipal as cumprirá nos tempos mais próximos. Isto – ressalve-se – se porventura ainda pensa em cumpri-las.

Já não há desculpas para adiar mais o que se poderia ter resolvido em meia dúzia de meses. E mesmo que a edilidade esteja à espera dos favores das intempéries para evitar abrir o famigerado Museu, não se justifica tanta inércia.

Reconhecemos, é um facto, que o aumento das transferências de verbas para as freguesias se tem revelado positiva e inovadora. Mas isso, só por si, é muito pouco para quem tanto prometia. Daí a nossa desilusão e a sensação de que este ano de gestão autárquica é um ano para esquecer.

José Santos Alves

 

POLÍTICA

Frente Ribeirinha

Em Janeiro a Câmara dizia ao BP que iria corrigir as obras de recuperação da Frente Ribeirinha e, só depois de garantidos os acessos a pessoas com deficiência é que inauguraria o espaço. Entretanto, já lá se realizaram vários eventos, como o festival musical Milhões de Festa, e a infra-estrutura continua em condições provisórias.

Um ano de negociações da questão da água

Foi a grande promessa de Miguel Costa Gomes e do PS. Descer em 50 por cento o custo da água em Barcelos. O então candidato disse que Fernando Reis só não o fazia porque não tinha vontade política de o fazer, acrescentando que tal medida era fácil. Mais de um ano depois de tomar posse, a promessa continua por cumprir, apesar do esforço do agora presidente da Câmara em chegar a um acordo com a Águas de Barcelos. A questão encontra-se, neste momento, no Tribunal Arbitral, e, caso a empresa ganhe a causa do reequilíbrio financeiro, Domingos Pereira e Costa Gomes já disseram que o município ficará "ingovernável".

Reis sai oficialmente de cena

Janeiro foi também o mês em que Fernando Reis se "despediu" da vida política, sendo substituído na vereação pela jovem advogada Cristiana Dias.

 

PSD com primeira derrota na Assembleia Municipal

O final de Fevereiro fica marcado, ainda, como a primeira derrota do PSD na Assembleia Municipal, não conseguindo fazer valer a maioria que detém no órgão. O PS prometeu e conseguiu fazer passar a suspensão da obra do parque de estacionamento no Campo da Feira.

 

Domingos Pereira derrota Horácio Barra

Domingos Pereira conquistou a Câmara mas Horácio Barra entendeu que os militantes que o apoiaram enquanto era líder estavam a ser afastados pelo vice-presidente do executivo e apresentou-se como alternativa. Perdeu praticamente por metade dos votos.

25 de Abril de regresso à Assembleia

O PS fez regressar as cerimónias oficiais do 25 de Abril à Assembleia Municipal.

Guerra Câmara/Cruz Vermelha

A ‘guerra’ Câmara/Cruz Vermelha teve início em Abril, com o fim do protocolo, assinado por Fernando Reis, em que cedia à delegação de Barcelos da associação presidida pela sua esposa, com o executivo de Costa Gomes a alegar inconformidades. Mais tarde, a maioria PS revogou um subsídio dado à instituição no âmbito do apoio à terceira idade e o confronto agudizou-se com as acusações do presidente da Câmara a Fernanda Reis, de que esta teria prestado falsas declarações para obter fundos do IDT. A dirigente processou o autarca por difamação.

Domingos Araújo chega a líder do PSD

O ex-chefe de gabinete de Fernando Reis consegue bater os seus opositores, Joel Sá e António Vale, e vence as eleições para a concelhia do PSD.

Câmara transfere verbas para as freguesias

O PS cumpriu, em Maio, a promessa de transferir verbas (200% do FFF) e competências para as Juntas de Freguesia.

Opção Gestionária motiva greve histórica de trabalhadores da Câmara

A não aplicação da Opção Gestionário pelo executivo PS motivou a realização, em Junho, de duas históricas jornadas de greve por parte de trabalhadores municipais.

Câmara adia promessa de oferta de livros no ensino obrigatório

A Câmara começou a oferecer manuais escolares às crianças do 1º ciclo, mas em campanha eleitoral prometeu dá-los gratuitamente a todo o ensino obrigatório.

Auditoria debaixo de fogo

Costa Gomes tem protelado o anúncio dos resultados da auditoria às contas do executivo, pedida pelo PS e que, segundo os seus responsáveis, irá comprovar a existência de ‘obras de gaveta’.

 

Selecção de professores contestada

O presidente da EMEC, Augusto Castro, esteve debaixo de fogo em Setembro, com a oposição a exigir a sua demissão e responsabilizando, também, a vereadora da Educação, Armandina Saleiro, devido à polémica selecção de professores. Costa Gomes pediu à empresa um relatório, não mandou repetir o concurso e segurou o administrador no cargo.

Centenário da República

Escolas, associações e Câmara marcaram as comemorações do Centenário da República no concelho, durante o ano, culminando na semana de 5 de Outubro.

Modelo abre debaixo de fogo

Manuel Marinho acusou a Câmara de isentar o promotor da construção do hipermercado Modelo em 1,4 milhões de euros, respeitantes a uma rotunda desnivelada aprovada pelo vereador quando estava no poder. Costa Gomes, ‘perseguido’ pelas suas posições contrárias a estas unidades enquanto presidente da ACIB, defendeu-se dizendo que agora defende os interesses de todo o concelho e acusou Marinho de ser o único a querer a rotunda desnivelada e de estar a proteger os interesses da Prediol.

Tribunal de Contas deu visto ao novo Hospital

O BP noticia em Dezembro que o Tribunal de Contas deu visto ao projecto de arquitectura do novo Hospital, faltando, agora a aquisição dos terrenos pela Câmara e o lançamento do concurso público da obra.

Orçamento aprovado

Entretanto, já no cair do pano de 2010, a Assembleia Municipal aprovou, com a abstenção do PSD, o Orçamento Municipal para 2011.

+

Alternância democrática

A alternância democrática decidida pelos barcelenses a 11 de Outubro de 2009 trouxe mais vivacidade ao debate político local. O PS é maioria na Câmara mas não o é na Assembleia e as sessões têm sido reveladoras das vantagens para a democracia da não existência de maiorias absolutas. Os munícipes parecem mais interessados e em quase todas as Assembleias lotam o auditório.

Centros Escolares

O concurso público único de 16 Centros Escolares e um Jardim de Infância, lançado pela Câmara Municipal em Outubro, está envolto em forte suspeição. Primeiro foi a Ordem dos Arquitectos a apresentar queixa ao Ministério Público, depois foi a notícia publicada pelo BP que dá conta de que uma empresa de Coimbra esteve a trabalhar no terreno em Agosto. Perante isto, o PSD anunciou a sema

Pedro Granja

 

CONCELHO

Polícia Judiciária investiga Junta de Perelhal

Ficou a saber-se em Janeiro que a Polícia Judiciária já está no terreno a investigar o desaparecimento de um cheque de 65 mil euros passado pela Câmara Municipal à Junta de Freguesia de Perelhal.

Sócios da Casa do Povo de Alvito S. Pedro afastam Pinheiro

Os sócios da Casa do Povo de Alvito S. Pedro elegeram, em Janeiro, um novo presidente, Carlos Santos, pondo fim à liderança de cerca de 40 anos de Manuel Pinheiro.

Barqueiros manifestou-se em frente à Câmara

No último dia de Janeiro algumas centenas de barqueirenses manifestaram-se à porta da Câmara Municipal, contra o reinício da exploração do caulino na Quinta de Prestar. Os protestos foram organizados pelo Movimento Cívico de Barqueiros, que não foi recebido por Miguel Costa Gomes, que acusou o grupo de estar a ser instrumentalizado pelo PSD.

Tribunal deu razão à Junta de Oliveira

Em Fevereiro ficou a saber-se que o Tribunal de Barcelos deu razão à Junta de Freguesia de Oliveira, no diferendo que mantinha com a Fábrica da Igreja relativa à propriedade do edifício da antiga sede da autarquia. A Igreja interpôs recurso.

Mibal exige à Câmara 11 milhões de euros de indemnização por exploração em Vila Seca

No mesmo mês, a Câmara anunciou que recebeu um pedido de indemnização da Mibal caso esta não retire todos os processos judiciais contra a exploração do caulino em Vila Seca e Milhazes. Costa Gomes anunciou que irá respeitar a decisão do Supremo, não havendo mais recursos.

Ministério Público investiga milhões de litros de leite com água

Em Março foi noticiado pelo BP que o Ministério Público vai investigar um grupo de produtores, alguns de Barcelos, que alegadamente adulteravam milhões de litros de leite com água, num caso que já duraria há três anos.

Desapareceram 90 mil euros da Junta de Encourados

O PS de Encourados questionou a Junta local, em Assembleia de Freguesia, sobre o paradeiro de um cheque de 90 mil euros, transferido pela Câmara Municipal, há cerca de 12 anos. O Ministério Público iniciou, entretanto, a investigação.

ACIB entregou 3700 certificados de formação profissional

A Associação Comercial e Industrial de Barcelos voltou a encher, em Abril, o pavilhão municipal, entregando, na presença do Secretário de Estado, Valter Lemos, 3700 certificados de formação profissional.

Aterro sanitário entre Palme, Fragoso e Paradela

A polémica quanto à localização do futuro aterro sanitário começou bem cedo. Fragoso mostrou-se disponível, a Câmara tentou convencer o proprietário da concessão do caulino a ceder uma das crateras do local apontado, mas este mostrou-se inflexível. Já perto do final do ano, a 30 de Dezembro, o executivo aprova Paradela, confirmando uma notícia avançada em primeira-mão, duas semanas antes, pelo BP, mas o caso acaba com Câmara e oposição a acusarem-se mutuamente de faltar à verdade.

Feitos protesta anúncio de fecho De escola; Governo recua

Em Maio, depois de aprovada a Carta Educativa, a freguesia de Feitos saiu à rua em protesto contra a intenção do Governo de fechar, em 2010, a escola primária. O Governo acabou por ceder, tal como em Minhotães e Grimancelos. Os pais de crianças de várias freguesias, como Carvalhal, Galegos S. Martinho, Silva, Aguiar, Quintiães ou S. Veríssimo também protestaram contra a redução de salas. A esmagadora maioria venceu pela luta.

Câmara quer fechar 86 escolas e criar 19 Centros Escolas

Também foi notícia no BP, a proposta de alteração da Carta Educativa, aprovada em Setembro em Assembleia Municipal, e onde o executivo pretende encerrar 86 escolas e construir 19 Centros Escolares. A aprovação do documento foi a maior derrota de Domingos Araújo à frente do PSD, que não conseguiu convencer todos os presidentes de Junta a votarem ao lado do partido. Entretanto, a ESAF já está a construir o novo edifício e a Secundária de Barcelos apresentou o projecto de requalificação/revolução da sua escola.

Provedor acusa Santa Casa de ganância

O provedor da Santa Casa de Barcelos acusou, em Outubro a Conferência Episcopal Portuguesa de ganância a propósito do polémico decreto que as Misericórdias estão sujeitas à autoridade de cada Diocese.

Fiéis da Várzea obrigam padre a vestir São Bento

Os paroquianos da Várzea obrigaram, em Outubro, o padre a recuar na intenção de ‘despir’ a imagem de S. Bento.

Didálvi e La Salle em risco

O Governo anunciou cortes no financiamento para as escolas do ensino particular e cooperativo e os responsáveis do Colégio Didálvi e La Salle mostraram as suas preocupações a deputados, em Novembro.

IPCA com Centro de Investigação de Jogos Digitais

O IPCA aproveitou a presença do Ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, no dia de aniversário do politécnico, em Dezembro, a anunciou o início da construção de um Centro de Investigação de Jogos Digitais.

Orçamento da Junta de Encourados chumbou

Também no final do ano, o PS de Encourados aproveitou a falta de comparência dos representantes da maioria PSD na Assembleia de Freguesia, e chumbou o Orçamento para 2011.Pedro Granja

 

+

Suspensão da extracção de caulino em Vila Seca

Em Outubro, os partidos da oposição na Assembleia da República aprovaram recomendações ao Governo para que este suspenda a exploração do caulino em Vila Seca. Agora, só falta o Governo acompanhar os protestos da população, respeitar a AR, render-se à evidência, e colocar um ponto final da presença da Mibal em Vila Seca.

Abaixo-assinado contra a Águas de Barcelos

Enquanto a Câmara e Águas de Barcelos negoceiam, as populações protestam.

Remelhe começou com o abaixo-assinado, em Maio, exigindo à AdB a revisão dos preços. Seguiram-se as autarquias da Lama, Minhotães e Monte de Fralães.

 

SOCIEDADE

Explosão de gás

O ano arrancou com a notícia da explosão num edifício no Campo 25 de Abril devido a uma fuga de gás, na noite de passagem de ano. Apesar do aparato e das honras de telejornal, o incidente apenas provocou danos materiais.

Reabilitação urbana

A reabilitação urbana esteve em destaque em 2010. Sucederam-se várias derrocadas e soube-se que só na zona urbana existem quarenta edifícios devolutos, alguns em risco de ruína. Face às evidências, a autarquia iniciou a identificação dos prédios em estado de degradação, aguardando-se agora novos desenvolvimentos quanto ao assunto. Arquitectos consideram que a solução passa pelo regresso dos cidadãos ao centro da cidade.

13 mil sem médico

de família

Apesar da ligeira melhoria da rede de cuidados primários de saúde, com a abertura de várias Unidades de Saúde Familiar, cerca de 13 mil utentes continuam sem médico de família. Manuel Vilas Boas, director do ACES, avançou que o número deve reduzir para 8 mil até finais de 2011. Em Julho, José Sócrates inaugurou a Extensão de Saúde de Aborim, uma obra concluída com dois anos de atraso.

Limpar Portugal

A 20 de Março mais de 100 mil portugueses uniram-se para "Limpar Portugal". Em Barcelos, o projecto cívico movimentou mais de dois mil cidadãos, que em apenas um dia removeram 250 toneladas de lixo das matas do concelho.

Desemprego preocupante

O ano não foi pródigo em emprego, um bem cada vez mais escasso. Várias empresas encerraram e o número de desempregados continua elevado, apesar da ligeira descida na recta final do ano. 2010 fica ainda marcado pelas manifestações de luta e protesto contra o Governo. Na greve geral de 24 de Novembro a adesão foi grande no concelho. Em Julho, o Centro de Emprego passou para as novas instalações, na Av. Paulo Felisberto, um investimento de 1,2 milhões de euros.

Edifício Panorâmico

Mais um ano volvido e continua por resolver a situação do Edifício Panorâmico, em Arcozelo. O problema agudizou-se em Outubro com o fim dos apoios da Segurança Social, que pondera o prolongamento até Março, altura em que Câmara prevê o regresso dos 80 moradores ao prédio. Os condóminos reúnem-se, entretanto, a 21 de Janeiro.

Portagens na A28

Apesar das inúmeras jornadas de protesto, o Governo não recuou e a introdução de portagens na A28 avançou em Outubro. Houve, no entanto, isenções para o trânsito local e os utilizadores frequentes da via.

Caso Euromilhões

Em Novembro, o Tribunal de Barcelos decidiu dividir equitativamente os 15 milhões de euros do Euromilhões que os ex-namorados Luís Ribeiro e Cristina Simões ganharam em Janeiro de 2007. A sentença veio dar razão à posição defendida pelo jovem de Courel, que desde o início do litígio se mostrou disponível para a divisão da fortuna em partes iguais. Já a ex-namorada reivindicou sempre a totalidade do prémio, pelo que tudo aponta para que recorra para a Relação de Guimarães.

Homicida de Silveiros

Em Dezembro, o septuagenário Lucílio Carvalho, de Silveiros, foi condenado a 14 anos e três meses de prisão por ter asfixiado até à morte a própria esposa, a 8 de Julho de 2005. A defesa anunciou recurso por entender que o crime não ficou provado.

Grupo criminoso julgado

Arrancou a 6 de Dezembro, no Tribunal de barcelos, o julgamento dos onze homens acusados pelo Ministério Público de formarem um grupo criminoso que terá assaltado várias indústrias têxteis e fábricas de calçado no Norte e Centro do país, entre 2003 e 2005. No concelho foram sinalizados três assaltos, em Grimancelos, Viatodos e Lijó.

Homicídio na Pousa

Em Fevereiro, uma mulher de 36 anos foi atirada ao rio Cávado, na Pousa. Os arguidos – um homem e duas mulheres de Braga – estão em prisão preventiva desde 12 de Março, dias após ter começado a investigação da Polícia Judiciária. Em causa estarão alegadamente relações extra-conjugais. A leitura da sentença está marcada para o próximo dia 18.

Terceira idade

Em Março, a directora do Centro Distrital de Braga do Instituto de Segurança Social garantiu que o número de valências para a terceira idade no concelho irá duplicar até ao fim de 2011. Já o novo executivo quer investir em Centros de Dia e Apoio Domiciliário, pois entende que os lares devem ser a última opção.

Combate à

toxicodependência

O combate à toxicodependência em Barcelos vai continuar. Há dias, Ana Maria Silva, vereadora da Acção Social, anunciou que o Programa Operacional de Respostas Integradas foi renovado até 2012, prevendo-se assim mais apoios no tratamento e prevenção ao uso de drogas. Arrancou ainda o projecto de Prevenção, Educação e Saúde, liderado pelo Grupo de Acção Social Cristã.

Cooperativa Agrícola

Em Fevereiro, os destinos da Cooperativa Agrícola de Barcelos, a maior do país, passaram para as mãos de José Carlos Miranda, de 37 anos. O engenheiro substituiu João Lemos, que esteve à frente da instituição mais de duas décadas. Consolidar e modernizar a estrutura são os objectivos principais da nova direcção.

Novos centros sociais

Em 2010, mais três freguesias passaram a dispor de novos equipamentos sociais: Cossourado, Vila Cova e Chorente. Os dois últimos foram inaugurados por Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social.

Filipa Oliveira

+

Solidariedade em tempos de crise

Uma palavra especial para as instituições e associações que desempenham um papel fulcral na resposta aos problemas dos mais carenciados. Das várias acções de solidariedade e partilha, destaque para a entrega de alimentos feita pelos Bombeiros de Viatodos a 244 famílias e a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, que bateu todos os recordes.

Insegurança e criminalidade

As estatísticas dizem que a criminalidade em Barcelos tem vindo a diminuir, mas a verdade é que o sentimento de insegurança na população é cada vez maior. Em 2010 houve inúmeros assaltos, além de actos de vandalismo. As burlas a idosos foram frequentes, o que levou a GNR a promover acções de informação e sensibilização nas freguesias.

 

CULTURA

Conferências

O ciclo anual de conferências "Consciência e Religião: Perspectivas" iniciou-se com Mário Soares, antigo presidente da República. O evento continuou com palestrantes nacionais e internacionais de diversas áreas.

Estreias teatrais

O grupo Cénico Lírio do Neiva estreou as peças "O Divórcio" e "O 5 d´Outubro de 1910 em Barcelos"; os Amadores de Balugas apresentaram "Lisboa quer portajar Balugães"; a Associação de Teatro Experimental dos Feitos trouxe "Azul é a Galinha que o põe" e os Amigos de Pato recriaram a 1º Assembleia Constituinte.

Música

Os barcelenses Indignu editaram o seu primeiro álbum "longa-duração" Fetus in Fetu. A 4º edição do HARMOS Festival, que se realizou em Março, trouxe a Barcelos algumas das mais conceituadas escolas europeias de música de câmara como de Espanha ou Itália. Foi pena este festival ter passado ao lado dos barcelenses. O Grupo de Câmara da banda de Música de Oliveira assinalou os seus 15 anos, assim como o Grupo Polifónico da Silva soprou 33 velas. Bruno Gomes foi o barcelense que brilhou na "Operação Triunfo 2010".

Apresentações de livros

Ao longo do ano foram lançados diversos livros: Adriana Ferreira com "O Dálmata sem Pintas"; a apresentação da bibliografia do padre Manuel Vieira Gonçalves, de Adílio Macedo; a obra "Desporto na Escola – Educando para a Igualdade", da autoria de Paula Silva, Paula Botelho e Isabel Cruz; Flávio Lopes apresentou "Bússola"; "Quatro Águas" saiu assinado por Maria do Pilar Figueiredo; "O Mosteiro de Tibães" foi obra de Sérgio Costa e "O Chalé de Corck" por Quito Arantes.

Exposições

Quanto às exposições sobressaíram "Ortszeit/Local", "Rastos de Vida"; "Cristo e a Cruz"; Júlio Alonso, "Dois Olhares", "Ensaios de Luz", "O Eco da Cor", "Percursos", "Décadas marcantes da moda do séc. XX, "Cem anos da República", "A Escola de Outros Tempos", A primeira República na Imprensa Barcelense, "O Olhar pela Natureza" e mostra de Paulo Neves, entre outros. Estes trabalhos estiveram expostos na Biblioteca, Galeria Municipal de Arte, Santa Casa da Misericórdia e Sala Gótica.

José Ilídio Torres

destacado

O escritor barcelense José Ilídio Torres foi nomeado para o prémio da Associação Portuguesa de Escritores e PEN-Clube.

O autor regressou também aos contos com "Para além do Tempo" e lançou ainda "Crónicas do Novo Mundo", "Os poemas não se servem frios" e "A minha morada é a palavra".

Inaugurações

Foi inaugurada a sede da associação Artesãos Galo, espaço que pretende ser a "Casa dos Artesãos". O Grupo Folclórico de Barcelinhos abriu também a Residência Senhor do Galo, um dormitório e espaço de lazer que serve as actividades do grupo e a comunidade. Foi também inaugurada a Academia de Música de Viatodos, que tem como provedora Madalena Sá e Costa.

Festival Art&Tur

O festival internacional de filmes de Turismo Art&Tur reuniu, nesta 3º edição, 285 películas a concurso, de 35 países. A Associação Portuguesa de Turismologia e a Câmara Municipal acordaram que este Festival irá ficar em Barcelos, pelo menos até 2020.

Premiados

Foi um ano em cheio para o realizador barcelense Carlos Araújo. O filme "My Cross" foi galardoado na Letónia, no Brasil e na Polónia. Venceu ainda, em "casa", o prémio Aristides Sousa Mendes com o filme sobre a aldeia da Baía e apresentou "Terra Santa". Ana Faria, designer de Moda, ganhou também o prémio pelas fardas do Pavilhão de Portugal, na Expo 2010 Shanghai. Óscar Faria foi o grande vencedor do passatempo "O que é que fazias pela Selecção?", Samuel Bastos venceu o concurso internacional de jovens oboístas e Miguel Fernandes foi o campeão nacional Ranking de danças de salão no escalão de juniores.

Consolidações

Registou-se a consolidação da Mostra de Arte Jovem. Na 6ª edição estiveram em exposição 93 trabalhos, mais 37 que no ano anterior. Fortaleceu-se ainda a Moda Barcelos; o Souto Rock; a Moda ETGB; o Cellos Rock; o Arredas Folk; o GSM Fest e o Festival de Tunas Académicas Cidade de Barcelos.

Academia passa

a Conservatório

Em Fevereiro, a Academia de Música de Barcelos passou a Conservatório, uma mudança de epíteto que, além de acarretar mais responsabilidades, elevou também os níveis de qualidade, tanto de alunos como professores.

Subscuta

O ciclo anual Subscuta trouxe a Barcelos Nuno Prata, ex-baixista dos Ornato Violeta, João Só e Abandonados, a banda coqueluque do panorama pop nacional, a banda portuense Cazino, Peixe:avião, entre outros.

Albergue da Recoleta

Em Abril, Miguel Costa Gomes inaugurou o albergue de peregrinos em Tamel S. Pedro Fins, uma obra que o presidente da Câmara considerou útil e importante mas luxuosa demais para a finalidade a que se destina. Polémicas à parte, o albergue acolheu em seis meses 2.250 peregrinos.

Ciclo de romarias

Ao longo do ano, muitas foram as festas que se realizaram por todo o concelho. A Festa das Cruzes conseguiu atrair, mais uma vez, milhares de forasteiros. O concerto de Rui Veloso foi a distinção musical.

Feira do Livro

A 28ª ediçao da Feira do Livro mudou para a Avenida da Liberdade e Largo da Porta Nova. Destacaram-se o lançamento de 5 livros, a presença de José Fanha e a homenagem a José Saramago.

Edite Miranda

+

Troféus Milho-Rei

A Cooperativa Milho-Rei, proprietária do Barcelos Popular, atribuiu, em Julho, numa cerimónia realizada no auditório municipal, "Troféus Milho Rei" a várias colectividades e personalidades que se destacaram em 2009.

A instituição apresentou ainda o "Livro da Sabedoria", obra do padre Mário de Oliveira.

Teatro Gil Vicente por abrir

Mais um ano passado e o Teatro Gil Vicente continua por abrir, apesar das promessas de abertura feitas pela Câmara Municipal. Encerrado há mais de vinte anos e três milhões de euros investidos, apenas sabemos que o ex-director do Theatro Circo de Braga poderá vir a ser o líder da equipa de gestão deste espaço.

 

DESPORTO

 

Gil Vicente: Hora de subir

Subir de divisão é a palavra de ordem para a equipa do Gil Vicente que vem tentando época após época os objectivos de regressar à I Liga. Com o processo do Caso Mateus ainda por decidir, os dirigentes e grupo de trabalho têm vindo a tentar "remar contra a maré" e levar "o barco a bom porto", devido às muitas contrariedades no aspecto financeiro com que o clube se depara.

As condições de que dispõe em termos de espaço para oferecer às camadas jovens não têm sido as melhores. O clube tem três equipas a competir nos nacionais, para além de muitas outras nas provas da AF Braga. São muitos jovens que praticam desporto no Gil Vicente que merecem uma melhor atenção por parte da edilidade a qual começou com os trabalhos nos futuros campos de apoio do Estádio Cidade de Barcelos. Inexplicavelmente, essas obras pararam.

Santa Maria e Martim

O Santa Maria é outro clube barcelense que está a fazer um excelente trabalho nas camadas jovens. A tentar subir aos nacionais, são muitos os jovens de vários escalões que ali praticam desporto, a par do bom trabalho feito com o plantel sénior que alcançou no final da época a manutenção no Campeonato Nacional da III Divisão. Por sua vez, o Académico de Martim continua a utilizar de há algumas épocas a esta parte as instalações desportivas do Campo Zé da Nora, em Areias S. Vicente. Com o seu espaço desportivo quase pronto, a equipa de Martim não tem podido contar, como desejava, com o apoio dos adeptos e os seus dirigentes verificaram que as receitas não são as mesmas que eram quando os jogos se realizavam em Martim.

Popular: "Vamos a Isso"

Já bastante enraizado no desporto barcelense, o futebol popular tem vindo a crescer e a ser opção para os jovens que não têm oportunidade de jogar nas provas oficiais da AF Braga e acabaram por participar no futebol popular. A época 2009/10 ficou marcada pelo regresso do campeão Cristina, à I Divisão, acompanhada pelas equipas de Macieira e de VFS Martinho. Enquanto que o Perelhal desistiu, é de realçar as entradas das equipas dos Feitos e do "Vamos a Isso", da Lama. O Leocadenses foi a equipa campeã da I Divisão.

Hóquei em Patins

O ano de 2010 não foi de boas recordações para o Óquei de Barcelos. Fugiu à despromoção nas últimas jornadas e andou moribundo durante meses. Em AG falou-se mesmo no possível fecho de portas mas valeu a coragem de alguns associados que resolveram agarrar de frente os problemas e em 20 dias conseguiram inscrever a equipa e criar a badalada SAD. No dia 26 de Julho tudo estava resolvido. Quanto às camadas jovens foram uma desilusão, com os juniores e juvenis a não alcançarem o título. Valeu a boa prestação da equipa da ADB/Campo no escalão de infantis, em Alcobaça.

Rali de Barcelos

Fernando Peres venceu a segunda edição do Rali de Barcelos, iniciativa que contou na grelha de partida com mais de cem carros e que trouxe a Barcelos muitos milhares de amantes do automobilismo.

Basquetebol

Hilário Oliveira assumiu a liderança do Basquete de Barcelos, substituindo Joel Sá. Vários escalões de formação sagraram-se campeões distritais. De realçar a disputa da subida de divisão dos seniores na final da Proliga. Barcelos foi ainda a capital do basquetebol ao receber a Final Four da Taça de Portugal em femininos.

Natação

Nadadores da Empresa Municipal de Desportos em destaque em vários torneios de natação.

Atletismo

Rafael Vilas Boas (Sp. Braga) conquistou vários títulos: foi vice-campeão nacional no Triatlo Técnico Nacional em infantis e venceu o Torneio Atleta Completo do Norte. Também em destaque Hélder Costa foi campeão nacional no 28º Torneio Olímpico Jovem.

Ténis

Juliana Lopes (Associação de Ténis de Barcelos/Cayolla) destacou-se ao longo do ano vencendo a maioria dos torneios.

cipal de Desportos em destaque em vários torneios de natação.

Atletismo

Rafael Vilas Boas (Sp. Braga) conquistou vários títulos: foi vice-campeão nacional no Triatlo Técnico Nacional em infantis e venceu o Torneio Atleta Completo do Norte. Também em destaque Hélder Costa foi campeão nacional no 28º Torneio Olímpico Jovem.

Ténis

Juliana Lopes (Associação de Ténis de Barcelos/Cayolla) destacou-se ao longo do ano vencendo a maioria dos torneios. no ranking nacional. Joana Ferreira foi nº 1 no ranking nacional em sub-12

Tiro aos Pratos

Joaquim Silva sagrou-se campeão nacional em Tiro aos Pratos Fosso Universal.

Tiro

Um dos eventos mais marcantes do ano de 2010 foi a realização do Campeonato do Mundo em Barcelos de Tiro com Armas Históricas, em Agosto. A iniciativa trouxe a Barcelos 400 atiradores, para 18 competições diferentes. De realçar o titulo de campeão nacional de João Faria em tiro de pistola de pólvora preta

Ciclismo

Roberto Ferreira sagrou-se campeão regional de ciclismo de estrada em juniores (CCB), na modalidade de downh-hill foi segundo da geral João Carvalho (AM) e José Eduardo Torres no Trial Bike venceu na categoria senior.

I Encontro de Basebol

Pela primeira vez realizou-se em Barcelos um Encontro de Basebol. A iniciativa partiu da Escola Secundária de Barcelos, que organizou este Torneio inserido na Liga de Basbol Softbol feminino em Portugal, envolvendo setenta alunos.

Jetski

Tiago Sousa levou o nome de Barcelos à China, onde decorreu a última prova do Campeonato do Mundo de F1 de Jetski, conseguindo um terceiro lugar. Na classificação final terminou na quarta posição.

Corrida de Montanha

2010 foi sem dúvida o ano de Carlos Sá, que se destacou a nível internacional ao vencer a Ultra Trail dos Pirinéus, uma ultra maratona de montanha com 160kms de distância e 10.000 metros de desnivel positivo e outro tanto negativo.

BTT 5 Cumes

Mil trezentas e cinquenta pessoas estiveram na partida do BTT 5 Cumes, uma das mais concorridas e já referência do BTT a nivel nacional

Nacional de Matraquilhos

Barcelos recebeu um dos maiores eventos nacionais de jogos de matraquilhos: o "Grand Prix 2010", tendo participado noventa atletas de todo o país.

C.O.P./M.V./T.R.

 

+

Corrida de Montanha e BTT

Carlos Sá, vencedor da prova Ultra Trail dos Pirinéus, na distância de 160km (Corrida de Montanha) e o BTT "5 Cumes" levado a cabo em Outubro último pelos Amigos da Montanha, de Barcelinhos, estiveram em destaque, tendo esta prova contado com a participação de mais de 1300 betetistas.

Clubes sentem na pele a falta de instalações desportivas

Contrastando com o trabalho desenvolvido pelas câmaras de concelhos limítrofes, Barcelos ainda continua caído no marasmo e não se vislumbra que os responsáveis da autarquia se resolvam a levar à prática aquilo a que se propuseram: melhorar as condições de trabalho dos clubes.

Autor: P.G./F.O./E.M./C.O.P./M.V./T.R
Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2011 - 15:08:53

Notícias relacionadas
09-01-2020: Almanaque 2019
04-01-2019: Almanaque 2018
04-01-2018: Almanaque 2017
07-01-2016: Almanaque 2015
09-01-2015: Almanaque 2014
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
COMENTÁRIOS
Esta notícia ainda não foi comentada.
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
 
 
Termos de utilização  |  Política de privacidade  |  Contactos | Informação institucional - Lei da transparência  
Termos de utilização    |    Política de privacidade    |    Política de cookies    |    Resolução Alternativa de Litígios    |    Livro de Reclamações On-line